Destaques Destaques

Voltar

Palestra enfoca competências e atuações dos bibliotecários de dados no próximo sábado (13)

Palestrante é o bibliotecário Francisco Foz, profissional com experiência em análise, organização e tratamento da informação

As competências e atuações dos bibliotecários de dados são o foco da palestra que será realizada no próximo sábado (13), às 10h, via YouTube, pelo curso de Biblioteconomia do Departamento Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A aula é gratuita e aberta ao público e acontece em comemoração à Semana dos Bibliotecários e das Bibliotecárias.

O palestrante é o bibliotecário Francisco Foz, profissional com experiência em análise, organização e tratamento da informação (física e digital), além de analista da produção e comunicação científica, atendimento ao cliente, análise e tratamento de dados, desenvolvimento de relatórios e rotinas administrativas. Foz é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

A professora Edilene Silva, organizadora do evento, conta que tem recebido muita demanda para falar sobre esta temática. Segundo ela, os interessados são bibliotecários que querem saber o que envolve a gestão de dados científicos, ciclo de vida de dados, oportunidades de mercado e onde fazer cursos de curta duração na área e pós-graduação. O encontro busca responder a esses questionamentos.

“No exterior, há muitas vagas para atuar como ‘data librarian’. Basta uma pesquisa no Linkedin para confirmar este fato. No Brasil, esse mercado ainda está se formando e os bibliotecários estão procurando mais formação neste sentido para dominar o ciclo de vida dos dados, as técnicas de manipulação e visualização de dados que permitam a tomada de decisão dirigida por dados”, explica a docente.

“A gestão de dados científicos é um grande desafio para pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa e órgãos fomentadores e o profissional bibliotecário é uma peça chave neste sistema”, complementa.

Data da última modificação: 09/03/2021, 12:27