Destaques Destaques

Voltar

Ópera Rita inicia temporada amanhã (3) no Teatro de Santa Isabel

A realização do espetáculo é do Governo do Estado de Pernambuco, da Secult-PE, da Fundarpe e da UFPE, com apoio da Prefeitura do Recife e da Gárgula Produções

A Academia de Ópera e Repertório da UFPE, a Sinfonieta UFPE e o Laboratório de Artes Cênicas (LAC) da Universidade apresentam a ópera "Rita", do compositor italiano Gaetano Donizetti, no Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife. Amanhã (3) e sexta-feira (4), haverá sessões às 16h (só para escolas) e às 20h. No dia 5 deste mês, a apresentação será às 20h. E no dia 6 deste mês, o espetáculo começa às 18h. A entrada é gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro. A duração é de 75 minutos.

Fotos: Divulgação

Rita é uma ópera cômica em um ato composta por Gaetano Donizetti

Rita é uma ópera cômica em um ato composta por Gaetano Donizetti com libreto de Gustave Vaëz. É uma comédia doméstica que consiste em oito números musicais ligados por diálogos falados. Foi concluída em 1841 e estreada somente após a morte do compositor na Opéra-Comique de Paris, em 7 de maio de 1860.

A ópera narra a história de Rita, a esposa tirana do tímido Beppe. A vida do casal é lançada num grande tumulto com a inesperada chegada de Gasparo, o primeiro marido de Rita, que todos acreditavam ter morrido num naufrágio. Na realidade, Gasparo fugiu para o Canadá. Acreditando que Rita morrera num incêndio, ele retornou para obter o atestado de óbito da então primeira esposa para que pudesse se casar novamente. Quando os dois se encontram, a trama toma um rumo emocionante e divertido.

A direção geral e a regência são do professor Wendell Kettle, do Departamento de Música da UFPE. A realização do espetáculo é do Governo do Estado de Pernambuco, da Secult-PE, da Fundarpe e da UFPE, com apoio da Prefeitura do Recife e da Gárgula Produções.

INICIATIVA – O trabalho do “Coletivo Artístico” formado pela Academia de Ópera e Repertório da UFPE, a Sinfonieta UFPE, o Laboratório de Artes Cênicas da UFPE e o Grupo da Quinta – UFPE, com o apoio da Gárgula Produções, vem, desde o segundo semestre de 2016, apresentando montagens operísticas do repertório clássico e brasileiro. O grupo conta sempre com o apoio de instituições como Secult-PE, Fundarpe, UFPE e Prefeitura do Recife para a realização dos espetáculos.

A chegada do maestro Wendell Kettle ao Recife, instalado há pouco mais de um ano na cidade após ser aprovado no concurso para professor de regência da UFPE, trouxe efervescência no campo da música operística e sinfônica, já que ele encabeça diversos projetos na área – como "Rita" – e vem investindo nos artistas locais do canto lírico e jovens instrumentistas. De lá para cá, já foram encenadas quatro óperas: "A sessão da câmara", de Villani-Côrtes; "O contrato de casamento", de Rossini; "Bastien e Bastienne", de Mozart; e "Júlia, a tecelã", de composição do maestro Kettle, em celebração ao centenário de Júlia Santiago, a primeira mulher vereadora do Recife – um projeto da Secretaria Municipal da Mulher.

Ficha técnica:

Direção geral e regência: Wendell Kettle
Preparação cênica: Rose Mary Martins
Figurinos, cenário e iluminação: LAC e Grupo da Quinta
Academia de Ópera e Repertório da UFPE
Sinfonieta UFPE

Elenco:

Rita – Gleyce Melo, soprano
Beppe – Lucas Melo, tenor
Gasparo - Rodrigo Cruz e Anderson Rodrigues, barítonos

 

 

 
Data da última modificação: 04/05/2018, 11:04