Destaques Destaques

Voltar

Obra traduzida por professora da UFPE é aliada no ensino da Geometria

Livro “A geometria em sala de aula: reflexões sobre ensino e aprendizagem” foi escrito originalmente em italiano por Maria Alessandra Mariotti

Ajudar professores a construir passo a passo o raciocínio geométrico de alunos no longo caminho do Ensino Fundamental ao Médio. Assim pode ser resumida a proposta do livro “A geometria em sala de aula: reflexões sobre ensino e aprendizagem”. Escrita originalmente em italiano por Maria Alessandra Mariotti, professora da Universidade de Siena, a obra foi publicada recentemente em português no Brasil, graças à tradução da professora Sandra de Souza Melo, do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O título, publicado pela Editora UFPE em 2019, faz parte do catálogo da campanha “Livro, uma boa companhia”, podendo ser adquirido com 25% de desconto (de R$ 42 por R$ 31,50) e frete grátis para qualquer cidade do Brasil.

As reflexões apresentadas no livro são resultado das observações colhidas pela autora em sua trajetória docente em salas de aula italianas. Trata-se de uma valiosa obra para todos os interessados na geometria como objeto de pesquisa e como campo de ensino. São exemplos de algumas das problemáticas teóricas abordadas pela autora: as origens da geometria, a sua relação com instrumentos simples como régua e compasso, e as ambiguidades de um conhecimento dividido entre o mundo concreto à nossa volta e um mundo axiomático de pontos, retas e planos.

O exemplar faz parte do acervo da “Coleção Intercâmbios” da Editora UFPE, cuja proposta é traduzir para o português e publicar no Brasil obras internacionais com importantes colaborações para a compreensão de questões contemporâneas. Uma entrevista com a tradutora, professora Sandra de Souza Melo, pode ser vista no canal do YouTube da Editora UFPE. 

COMO COMPRAR - Para adquirir a obra, é necessário enviar e-mail para livraria.editora@ufpe.br, informando título do livro, seu nome completo, CPF e endereço de entrega. A equipe da editora enviará resposta com informações sobre como fazer o pagamento, prazo de recebimento do exemplar e rastreamento dos Correios. Durante a campanha “Livro, uma boa companhia”, não será cobrado frete para qualquer cidade do país. E todos os exemplares estão sendo vendidos com 25% de desconto. Os benefícios serão concedidos durante a vigência do isolamento social de combate à Covid-19.

Data da última modificação: 01/06/2020, 18:02