Destaques Destaques

Voltar

Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose promove evento sobre HQs no Brasil

Mesa-redonda conta com a participação do professor Paulo Ramos (Unifesp)

O Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (Neli) da UFPE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPE), apresenta, no dia 20 de novembro, a mesa-redonda “Panorama Contemporâneo das Histórias em Quadrinhos no Brasil”, como sendo o início de uma série de atividades voltadas ao fluxo das relações literaturas-textualidades artísticas. O encontro vai acontecer às 14h30, no miniauditório 1 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail eventosneli@gmail.com. No ato da inscrição, é necessário enviar os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino e CPF. As vagas são limitadas. Haverá emissão de certificados.

Entre os palestrantes está o professor Paulo Ramos, que é jornalista e atua como docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autor de vários livros e artigos sobre histórias em quadrinhos (HQs), área à qual tem dedicado suas pesquisas. Também participa do debate o professor  Henrique Magalhães (UFPB), docente ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Henrique é editor e fundador da editora Marca de Fantasia, dedicada a histórias em quadrinhos, artes, comunicação, linguística e à cultura pop.

Completa a mesa Dandara Palankof, mestra em Comunicação e Cultura Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é tradutora de histórias em quadrinhos e editora, ao lado dos jornalistas Carol Almeida e Paulo Floro, da Revista Plaf. Esta uma publicação bimestral destinada a desdobrar, por meio de matérias, entrevistas e resenhas, a produção autoral e diversa de HQs no País, revelando a conexão do multiformato com questões complexas do mundo contemporâneo, além de servir como espaço para apresentação de trabalhos inéditos representantes do formato.

O grupo pretende suscitar uma conversa sobre a circulação, a recepção crítica e a criação dessa produção artística que emergiu no século passado e se consolidou como potência estética de compreensão das sociedades.

A proposta do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose consiste em expandir o corpus das abordagens teóricas mais frequentemente utilizadas na área, a partir das interrogações e desafios propostos pelos meios de produção, suportes e tecnologias nascentes ou em progresso no mundo contemporâneo. Contempla quatro diferentes linhas de pesquisa: Literatura, Ciência e Tecnologia (incluindo, especificamente, os temas Literatura e Medicina e Literatura e Videojogos); Literatura e Outras Artes; Literatura e Natureza e Estudos Portugueses. O grupo organiza encontros abertos à comunidade e produz publicações.

Data da última modificação: 25/10/2017, 15:56