Destaques Destaques

Voltar

Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose da UFPE lança e-book

Obra traz textos relativos às conferências realizadas por professores convidados durante o I Congresso Nacional de Literatura e Intersemiose

O Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose (Neli) da UFPE lançou, em formato de livro eletrônico, a coletânea “Abordagens Intersemióticas”. A obra traz textos relativos às conferências realizadas por professores convidados durante o I Congresso Nacional de Literatura e Intersemiose, realizado pelo Neli, em 2018, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade. O livro digital conta ainda com produções assinadas por colaboradores responsáveis pela organização do encontro e pode ser baixado gratuitamente. O Neli é coordenado pelas professoras Ermelinda Ferreira e Maria do Carmo Nino.

Os 14 artigos da coletânea abordam aspectos relevantes das quatro linhas selecionadas para o evento. São eles: “Algumas notas sobre o cinema moderno italiano e as paisagens da literatura”, de Ângela Phryston; “Escritas performáticas”, de Annita Costa Malufe; “A semiótica da Body Art”, de Antônio Vicente Seraphim Pietroforte; “A pele do poema: a dimensão tátil da poesia dita visual”, de Eduardo Sterzi; “Louçania malsã: o grotesco na representação artística do trauma”, de Ermelinda Maria Araújo Ferreira; “O filme por vir, ou quando Mallarmé e Godard cumprimentaram o futuro”, de Fernando de Mendonça; “Fluxos contemporâneos na produção recente de Augusto de Campos”, de José Eduardo Gonçalves dos Santos; “O submundo dos quadrinhos marginais”, de Henrique Paiva de Magalhães; “A intermidialidade e o primado epistemológico da relação”, de Luciano Barbosa Justino; “Narrativa e games: narratologistas & ludologistas”, de Malthus Oliveira de Queiroz; “A canção move o mundo: os encartes dos discos de vinil”, de Marcos Alexandre Faber; “Hard to beat! O que os jogos eletrônicos podem ensinar sobre a arte da dificuldade”, de Newton de Castro Pontes; “Kasuo Ishiguro e o Tribunal de Tóquio: a experiência de guerra como categoria analítica”, de Rafaela Rogério Cruz; e “Teatro como prática intersemiótica: (H)estórias mínimas, do Coletivo Bárbara Idade”, de Renata Pimentel.
 
O I Congresso Nacional de Literatura e Intersemiose foi composto por mesas temáticas com conferências proferidas por docentes de diversas instituições de ensino do País, especialistas nos eixos de estudo “Literatura e Histórias em Quadrinhos”, “Poesias e Novas Materialidades”, “Literatura e Audiovisual” e “Literatura Eletrônica”. Além do livro eletrônico recém-lançado, o Neli já havia publicado artigos referentes a apresentações da comunidade acadêmica feitas durante o congresso em dois volumes da revista digital Intersemiose: “Poesia, artes plásticas, música, quadrinhos e games” (volume 1) e “Cultura contemporânea, cinema e fotografia” (volume 2).

Data da última modificação: 06/01/2021, 17:10