Destaques Destaques

Voltar

Minicurso marca o lançamento de livro feito por professora de Artes Visuais da UFPE

Ao todo, serão quatro encontros que ocorrerão durante o mês de outubro e terão como base o livro “Bordando Afetos na Formação Docente”

Estão abertas, até o próximo dia 28, as inscrições para o minicurso “Bordando Afetos na Formação Docente”. O curso tem como base o livro de mesmo nome e será ministrado pela professora Luciana Borre, ligada ao Departamento de Artes Visuais da UFPE. Ao todo, serão quatro encontros, que ocorrerão nas terças-feiras do mês de outubro, começando no dia 6, das 16h às 17h30. Os interessados em participar devem fazer a inscrição preenchendo formulário on-line. 

Além da leitura e discussão do livro, a atividade propõe observar o compartilhamento de narrativas de vida como estratégia de formação docente e de protagonismo em processos de criação artístico-pedagógicos. Construir e discutir as aprendizagens sobre tais processos de formação, voltada às questões de gênero e sexualidades, problematizando a construção de suas visualidades por meio da Educação da Cultura Visual.

A primeira aula do minicurso, no dia 6, também marcará o lançamento do livro “Bordando Afetos na Formação Docente”. A obra registra caminhos de uma pesquisa realizada por Luciana Borre entre 2014 e 2019, ao longo da formação de dez estudantes no curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com a autora, “a pesquisa buscou entender como aconteceu a formação dessas educadoras – suas práticas de silenciamento –, mapeando embates, enfrentamentos e possibilidades que professoras(es) em processo de formação inicial encontraram, relacionados às questões de gênero e sexualidades, nos âmbitos formal e não formal de ensino”. O livro costura dezoito narrativas sobre experiências artístico-pedagógicas, atravessadas por memórias, subjetividades, reflexões teóricas, práticas a/r/tográficas, tramações coletivas.

“Bordando Afetos na Formação Docente” será lançado em versão digital e em uma tiragem física especial com 30 exemplares, em formato artesanal produzido pela Andarilha Edições. A obra contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão de Cultura (Proexc) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi).

Em seu lançamento, o aluno poderá participar de um bate-papo com Luciana e as pesquisadoras Carla Abreu (UFG), Luana Andrade (UFPE) e Ingrid Borba (UFPE). Carla Abreu, inclusive, apresenta o livro, afirmando que ele “significa uma recusa em esperar ‘momentos melhores’ para tratar de assuntos ‘delicados’. Em tempos de pandemia e necropolíticas, deixar-se envolver pelas tramas, pelos pontos, nós, alinhavos, desalinhos e laços que esta obra apresenta é um gesto político significativo. Especialmente às pessoas que não se satisfazem com migalhas de liberdade para pensar as práticas pedagógicas, as pesquisas e as metodologias dos processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais.”

Mais informações
Instagram 
lucianaborre@yahoo.com.br

Data da última modificação: 25/09/2020, 17:15