Destaques Destaques

Voltar

Metodologia de codesign é tema do livro “Ergodesign Methodology for Product Design: a human-centered approach”

Obra é de autoria do professor Marcelo M. Soares, do Departamento de Design da UFPE

Uma metodologia de codesign que propõe transformar o usuário em um parceiro do projeto é apresentada no livro “Ergodesign Methodology for Product Design: a human-centered approach”, nova obra do professor Marcelo M. Soares, do Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Design da Universidade Hunan, China. Publicado pela Editora CRC Press, o livro pode ser adquirido na loja da Amazon. 

Conforme mostrado na obra, essa metodologia de codesign, em seus detalhes, irá permitir que o leitor possa desenvolver projetos de produtos centrados no ser humano, considerando as necessidades, habilidades e limitações do usuário. O objetivo do design centrado no humano aplicado a produtos e sistemas é melhorar os níveis de satisfação do usuário e a eficiência do uso, aumentar o conforto, garantir a segurança no uso normal, bem como no previsível mau uso de um produto ou sistema.

Este livro se destaca, pois apresenta uma metodologia na qual a “voz do usuário” é traduzida em requisitos do produto de uma forma que designers e fabricantes possam usar, caracterizando-a como uma metodologia de codesign. Essa metodologia contribui para projetar produtos de consumo com mais facilidade de uso, eficácia, eficiência, conforto e segurança. Esses critérios devem atender às necessidades dos usuários, contribuir para uma boa usabilidade, boa experiência do usuário e, consequentemente, para a sua satisfação e uso prazeroso.

Este livro é baseado em uma versão revisada e atualizada da tese de doutorado do autor, defendida na Universidade de Loughborough, na Inglaterra. É destinado a designers, arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto e desenvolvimento de produtos e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Ergonomia, Design, Arquitetura, Engenharia e áreas correlatas. Também pode ser utilizado por estudantes e profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional interessados no design de produtos para pessoas deficientes.

Mais informações
Professor Marcelo M. Soares

soaresmm@gmail.com

Data da última modificação: 08/11/2021, 18:07