Destaques Destaques

Voltar

Mestranda da UFPE vence prêmio nacional de Design

O prêmio tem como objetivo revelar a nova geração de designers e artistas brasileiros

A mestranda em Design pela UFPE Jéssica Paiva conquistou o primeiro lugar no 4º Prêmio Oxford de Design, concurso nacional promovido pela Oxford, maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa das Américas. O projeto da pernambucana, intitulado “Destemida Iara”, será estampado em uma edição limitada e numerada de louças que será vendida no e-commerce da marca.

Foto: Mateus Pedrosa

Jéssica Paiva é formada em Comunicação pela UFPE e faz mestrado em Design

O prêmio tem como objetivo revelar a nova geração de designers e artistas brasileiros. Este ano, o tema central foi “Folclore pelo mundo: o encontro da imaginação com a arte”. Os projetos, vindos de todo o país, foram recebidos nos meses de agosto e setembro. Os participantes desenvolveram linhas de louças representando os costumes e a beleza das culturas ao redor do mundo. Os trabalhos foram submetidos a júri popular, e 50 finalistas foram avaliados por um júri técnico formado pelo designer Marcelo Rosenbaum; pela diretora da revista Casa Vogue, Taissa Buescu; e pelo designer de mobiliário Zanini de Zanine.

Destemida Iara será estampado em uma edição limitada e numerada de louças

A entidade do folclore brasileiro Iara, também conhecida como “Mãe-d’água”, foi o ponto de partida do trabalho vencedor desenvolvido por Jéssica Paiva, que é formada em Comunicação pela UFPE. O projeto equilibra traços minimalistas e elementos rústicos típicos dos povos indígenas.

Segundo Jéssica, o projeto retrata a força da personagem e a resistência feminina que ela representa. Para a pernambucana, essa é uma lenda ancestral e também bastante atual no cenário de luta das mulheres pela garantia de espaço e de voz na sociedade.

Mais informações
Jéssica Paiva

jpaiva.as@gmail.com

Data da última modificação: 04/10/2018, 14:19