Destaques Destaques

Voltar

Livro “Literatura fantástica e contos de fadas” é lançado amanhã (27) no CAC

Obra conta com oito artigos inéditos de pesquisadores brasileiros e do exterior

O livro “Literatura fantástica e contos de fadas”, organizado pelo professor André de Sena, do Departamento de Letras da UFPE, será lançado amanhã (27), às 18h, no miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da Universidade. A obra é publicada pela Editora UFPE. Na ocasião, também haverá a palestra “Desafiar as utopias: Alice e os jogos de profundidade e superfície”, com a professora Imara Bemfica Mineiro, do Departamento de Letras da UFPE. O evento é gratuito e aberto ao público.

A obra conta com oito artigos inéditos de pesquisadores brasileiros e do exterior, que discutem as possíveis relações e imbricamentos entre a chamada literatura imaginativa – especialmente a literatura fantástica – e o gênero dos contos de fadas. Trata-se de uma obra escrita por especialistas de diversas áreas da literatura, que se debruçam sobre a teoria dos gêneros e modos híbridos. 

Os artigos do livro são os seguintes: “Viagem e maravilhoso: trajetórias no imaginário” (professora Karin Volobuef – Unesp); “Entre contos de fadas e enfados na ficção de Mia Couto” (professor Flavio García – Uerj); “Os contos de fadas no cenário da tradição e da contemporaneidade: questões de gênero” (professora Regina Michelli – Uerj); “Além dos campos que conhecemos: Lord Dunsany sob uma ótica tolkieniana” (Victor Vitório de Barros Correia – UFPE); “Contos de fadas e novelas de cavalaria arturianas: relações possíveis” (professora Letícia Raiane dos Santos – UFPE); “Burlar a implacável topia do corpo (Através do espelho e no país das Maravilhas): leituras de Foucault e Alice” (professora Imara Bemfica Mineiro – UFPE); “Simbolismo, fantástico e estranhamento num conto de Poe” (professor André de Sena – UFPE); “A tapeçaria enigmática nos contos fantásticos “Omphale” (1834) de Théophile Gautier e “A caçada” (1965) de Lygia Fagundes Telles (professora Sarah Burnautzki – Universidade de Mannheim, Alemanha).

Mais informações
Professor André de Sena

andredesena.art@gmail.com

Data da última modificação: 26/06/2019, 15:00