Destaques Destaques

Voltar

Livro de professora da UFPE percorre os caminhos do Movimento Manguebeat

A obra, de Luciana Ferreira Moura Mendonça, tem apresentação de Fred Zeroquatro, prefácio do professor Carlos Sandroni (UFPE)

A professora Luciana Ferreira Moura Mendonça, do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE, vai lançar, na próxima quarta-feira (17) às 19h, o livro “Manguebeat: a cena, o Recife e o mundo”, publicado pela Editora Appris. Com uma transmissão pelo canal da UFPE no YouTube, o evento vai contar com a participação do professor e autor do prefácio, Carlos Sandroni (UFPE), da jornalista Michelle Assumpção, do produtor cultural Antônio Gutierrez (Rec Beat), do jornalista Renato Lins (Manguetown) e do músico Cannibal (banda Devotos).

O livro percorre os caminhos do manguebeat, a cooperativa cultural, cena ou movimento, criado no início dos anos 1990, no Recife. O mangue não é apenas uma cena, visto que se multiplica em cenas diversas, do Alto José do Pinho a Peixinhos, do centro do Recife para o mundo; também se multiplica em várias expressões artísticas criativas, em redes de relações, no envolvimento com as culturas populares locais e nas transformações da cidade. Além disso, não é apenas uma cena do passado, pois seus agentes continuam em atividade e suas marcas encontram-se na cidade e nos circuitos de produção e fruição cultural, processo para o qual este livro também aponta.

A pesquisa centra-se no período de maior efervescência do manguebeat (do início dos anos 1990 à primeira metade da década de 2000) e trata da sua criação, contextualização no campo da música popular contemporânea e da indústria fonográfica nacional e mundial, bem como dos embates em torno da cultura popular local abordando três dimensões: o contraste entre o mangue e o movimento armorial; as formas de incentivo material e simbólico; e as iniciativas populares de desenvolvimento sociocultural. É, assim, um convite para uma viagem ao centro do mangue e dele para o mundo, incluindo talvez, um caminho de volta às estratégias que fizeram e fazem a diferença para desobstruir as veias do Recife e de outros lugares do mundo. Tem apresentação de Fred Zeroquatro, prefácio do professor Carlos Sandroni (UFPE).

Data da última modificação: 15/03/2021, 15:04