Destaques Destaques

Voltar

Lançamento do livro Clamor: Arte e Transtornos Psíquicos acontece no dia 30

O livro é consequência do projeto de extensão “Conexão: Artes e Transtornos Psíquicos”, da docente Ana Lisboa

Nas próximas quinta (30) e sexta-feira (1º), acontece a IV Jornada de Saúde Mental do Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), a ser realizada na Capela da instituição. Com o objetivo de promover um espaço de socialização, problematização e compartilhamento de saberes e experiências vividas e construídas pelos residentes em suas atividades teórico-práticas nos seus respectivos programas de residência, a programação do evento conta com a exposição e lançamento do livro “Clamor: Arte e Transtorno Psíquico”, da professora Ana Lisboa, do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE, no dia 30, às 14h20.

Consequência do projeto de extensão “Conexão: Artes e Transtornos Psíquicos”, coordenado pela docente, o livro inclui litogravuras criadas pelos pacientes-artistas do Hospital, reunidas também na Jornada, que relata todo o processo. A compilação ainda dispõe de um QR Code que redireciona o leitor a um vídeo-documentário, da fotógrafa colombiana Maria Salguero, explorando o processo criador das obras.

De acordo com Ana Lisboa, o trabalho propiciou momentos ricos para se pensar o cuidado como ética, a necessidade de uma abrangência maior de uma participação conjunta, assim como mostrou a importância de investir na prevenção, fortalecer a saúde numa perspectiva de inserção social.

“No contexto de um hospital psiquiátrico, a realidade dos pacientes pode ser sublimada pela arte. Ela provocou a criação de uma potência de vida para aquelas pessoas. Foi interessante, e um tanto chocante, notar também a invisibilidade do trabalho diante do quadro médico do hospital”, revela a autora, que trabalhou junto a alunos de Psicologia, Licenciatura em Artes Visuais e Letras, profissional de impressão litográfica, fotografia e da área de saúde do HUP no projeto.

A obra literária, impressa pela Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), contou com o apoio da Editora UFPE e do Bureau de Design da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade.

Data da última modificação: 28/11/2017, 13:37