Destaques Destaques

Inaugurada reforma do Departamento de Comunicação Social da UFPE

Foram reformadas as oito salas de aula do Dcom, o Laboratório de Jornalismo e o Laboratório de Fotografia e o Laboratório de Imagem e Som (LIS) foi expandido

O Departamento de Comunicação Social (Dcom) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no Campus Recife, passou por reformas e está de cara nova. As obras foram oficialmente inauguradas, na manhã da última sexta-feira (24), com presença do reitor Anísio Brasileiro. As salas de aula e os laboratórios contemplados já estão em uso, beneficiando aproximadamente 700 alunos dos cursos de Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Cinema e Audiovisual; e Publicidade e Propaganda.

Fotos: Passarinho

A coordenadora do LIS, Yvana Fechine, comemorou a conclusão dos trabalhos

“[A reforma] representa um posicionamento da Universidade em apoiar a comunicação pública, a comunicação universitária, que faz com que 700 estudantes se beneficiem de infraestruturas que melhorem a qualidade da graduação. E com isso, a Universidade pode ofertar à sociedade uma comunicação capaz de construir a cidadania a partir da informação e da interpretação voltadas para a melhoria da vida de todos os brasileiros”, ressaltou o reitor Anísio Brasileiro.

Foram reformadas as oito salas de aula do Dcom, o Laboratório de Jornalismo e o Laboratório de Fotografia (LabFoto). Os trabalhos foram estruturais, incluindo portas, isolamento acústico nas paredes, reparos no telhado, troca de toda a parte elétrica e de refrigeração, além de pintura e forro. O investimento nas salas e nos laboratórios foi de R$ 795.455,72. “No caso das salas de aula, a gente vai ter todo um espaço mais qualificado para as aulas”, afirmou o chefe do Dcom, professor Francisco Lacerda. “A gente está agora, através de outros editais, tentando conseguir a renovação da parte tecnológica, ou seja, projetores, TVs, som”, completou.

O espaço do Laboratório de Imagem e Som (LIS) foi expandido

Já o Laboratório de Imagem e Som (LIS) foi expandido e incorporou o espaço da antiga sala 17, equivalente a 97 m², para onde estão sendo transferidos a parte técnico-administrativa e o almoxarifado. Lá também está instalada uma sala multiuso equipada com 12 computadores iMacs para edição de áudio e vídeo – os computadores já haviam sido adquiridos com recursos de editais e estavam parcialmente em uso. As obras no LIS tiveram investimento de R$ 217.115,39.

“É o laboratório que tem mais demanda dos cursos porque ele trabalha tanto com áudio, com quem trabalha com questões de rádio, de podcast, quanto a questão de vídeo. Então, é um estúdio para filmagem, empréstimo de câmeras, empréstimo de material de som, salas para edição”, disse o professor Francisco Lacerda. “Era, digamos, um certo gargalo na produção daqui porque era pequeno para a número de alunos que a gente tem. E agora a gente tem o espaço duplicado”, explicou ele.

A coordenadora do LIS, professora Yvana Fechine, comemorou a conclusão dos trabalhos e foi homenageada durante a solenidade de inauguração. A docente recebeu flores das mãos de colegas como agradecimento por toda a dedicação dela ao longo do processo, que teve esta primeira fase concluída. Segundo a professora Yvana, a próxima etapa de trabalhos no LIS prevê a ampliação do estúdio de gravação e edição de áudio, a qualificação do estúdio de gravação de vídeo, além de novas cabines de edição. O reitor Anísio Brasileiro, em seu discurso no evento, deu sinal verde para a realização da nova etapa.

O Laboratório de Jornalismo agora conta com modernas instalações

A cerimônia de inauguração da reforma do DCOM reuniu professores e gestores universitários, entre eles a vice-reitora Florisbela Campos; o diretor do CAC, professor Walter Correia; e pró-reitores. Durante o evento, os presentes visitaram os espaços reformados e ampliados. Houve ainda o descerramento das duas placas alusivas às obras.

Data da última modificação: 28/08/2018, 13:52