Destaques Destaques

Voltar

I Semana de Museus da UFPE discute museus hiperconectados

Diretório Acadêmico de Museologia (Damu) organiza o evento, que acontece na semana que vem

O Diretório Acadêmico de Museologia (Damu) realiza a I Semana de Museus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de segunda (14) a sexta (18), com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Haverá atividades no Núcleo Integrado de Atividades de Ensino que atende aos alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Niate CFCH-CCSA) e na Galeria Capibaribe, no Centro de Artes e Comunicação (CAC).

Na segunda (14), às 17h, a abertura do evento será com a performance “Narrativas construídas, histórias silenciadas”, de Ziel Mendes e Joyce Firmiano, no hall do Niate. Às 18h, no auditório térreo do Niate, a mesa-redonda homônima ao evento, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, contará com a presença de Ariana Nuala, Camila Maria, Jeremias Silva e Manoela Lima.

Na terça (15), às 17h, na Galeria Capibaribe, no CAC, haverá a visita guiada na exposição “Tramações II, gênero e sexualidade”. Em seguida, às 18h, no auditório térreo do Niate, acontecerá a inauguração do Cinemu, cineclube de Museologia, com a exibição do episódio “Black museum”, do seriado Black Mirror, seguido de roda de conversa.

Na quarta (16), às 18h, é a vez da mesa-redonda “Visitando Andreas Huyssen em: seduzidos pela memória de museus hiperconectados” com Alexandre de Jesus, Daniel Vieira, Francisco Sá Barreto e Hugo Menezes, no auditório do Niate.

Na quinta (17), às 18h, o auditório do Niate recebe a mesa-redonda “Perspectivas sobre museus e censura”, com Elaine Müller, Núbia Deaquino, Renata Wilner e Traplev. Paralelamente, o hall do Niate abriga uma mostra de videoarte sobre raça, gênero e sexualidade.

Na sexta (18), também no hall de Niate, fecham a programação do evento o lançamento do zine A Fonte, do Damu, e outras atividades culturais que serão divulgadas em breve.

 

Data da última modificação: 10/05/2018, 13:12