Destaques Destaques

Voltar

I Fórum de Arquitetura Social de Pernambuco acontece nos dias 24 e 25 deste mês

Diante da continuidade da paralisação dos caminhoneiros, o evento foi CANCELADO

O I Fórum de Arquitetura Social de Pernambuco – Gestão Pública, Assistência Técnica e Projeto Urbano será realizado, nos dias 24 e 25 deste mês, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) e no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da UFPE. O evento tem por objetivo constituir um fórum de reflexão e ações sobre o tema da habitação social, precisando a relação do objeto (habitação) com o seu território social, urbanístico e paisagístico. O público-alvo são os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, além de estudantes, professores e arquitetos interessados pelo tema.

Trata-se de uma ação coletiva cuja agenda de eventos (debates, cursos e workshop) envolverá a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e profissionais vinculados às instituições parceiras deste projeto: o CAU-PE e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE).

Neste momento inicial, os debates e as atividades visam à interação entre o saber da academia e o pensamento dos atores mais posicionados no campo da prática profissional. Para este primeiro fórum, são convidados os arquitetos Frederico Barboza Jr. (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo); Gilson Paranhos (presidente da Companhia de Habitação – CODHAB/DF) e Jorge Mário Jáuregui (arquiteto/Argentina).

A comissão organizadora é composta pelos professores Enio Laprovitera, Bruno Lima, Fabiano Diniz, Julieta Leite, Lívia Nóbrega e Pascal Machado. Os estudantes colaboradores são Amanda Ferreira, Gionanna Arcoverde, Matheus Dantas e Vitória Lima.

Programação

24/05

19h – Abertura Institucional: CAU-PE/UFPE/IAB-PE com convidados: secretários e gestores da Prefeitura do Recife; conselheiros do CAU-PE; Diretoria do IAB-PE e Professores da UFPE.

Local: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE)

25/05

9h – Atelier-debate entre os arquitetos convidados, estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, a partir de apresentações sobre o ensino do projeto do DAU/UFPE em torno das quatro temáticas estruturadoras dos anos letivos: Requalificação Urbana, Renovação Urbana, Expansão Urbana, e Conservação Urbana.

Local:  Atelier 2 do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Artes e Comunicação (CAC)/UFPE, no Campus Recife

14h – Palestras abertas ao público

Abertura Institucional: professor Tomás Lapa (vice-presidente do CAU-PE), professor Enio Laprovitera (Coordenação de Extensão do Departamento de Arquitetura da UFPE), arquiteto Roberto Ghione (presidente do IAB-PE)

Introdução: “O Espaço Urbano e as Desigualdades no Recife”, arquiteta Norah Neves (diretora de Habitação da Prefeitura do Recife)

Palestras: arquiteto Frederico Barboza Jr. (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo); arquiteto Gilson Paranhos (presidente da Companhia de Habitação – CODHAB/DF); arquiteto Jorge Mário Jáuregui (Argentina)

Local: auditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC)/UFPE, no Campus Recife

Mais informações
(81) 2126.8771
forumarqsocpe@gmail.com

 

 

Data da última modificação: 24/05/2018, 17:18