Destaques Destaques

Voltar

Grupo de pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos é lançado na UFPE no dia 18 de abril

Evento contará com conferência do professor Alejandro de la Fuente, diretor-fundador do Afro-Latin American Research Institute na Harvard University

O grupo de pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos (Leafro), liderado pelo professor Marco Bonfim, do Departamento de Letras (DL) da UFPE, será lançado oficialmente no dia 18 de abril, às 9h30, no auditório do 1º andar do Centro de Educação (CE). O evento contará com a conferência “O campo de Estudos Afro-Latino-Americanos: uma perspectiva desde o Instituto de Pesquisas Afro-Latino Americanas de Harvard”, que será ministrada pelo professor Alejandro de la Fuente, diretor-fundador do Afro-Latin American Research Institute na Harvard University, no Hutchins Center for African and African American Research.

Na Harvard University, de la Fuente também é “professor Robert Woods Bliss” de História e Economia da América Latina, Estudos Africanos e Afro-Americanos e professor visitante Fulbright. O pesquisador realiza, em investigações, estudos comparativos entre a escravização e as relações raciais focalizando nos temas acerca de raça, escravização, direito e arte. Suas obras foram publicadas em espanhol, inglês, português, italiano, alemão e francês. É editor sênior da revista Cuban Studies e autor, entre tantas outras obras, de Afro-Latin American Studies: an Introduction (2008) em coautoria com George Andrews. É também curador de três exposições de arte que tratam da temática racial nas Américas.

O objetivo do grupo Leafro é criar um espaço de discussão acadêmica para reunir estudantes, pesquisadores e demais sujeitos sociais, para estudar e desenvolver pesquisas sobre a relação entre língua(gem) e raça. O grupo é vinculado ao Departamento de Letras e ao curso de Licenciatura em Letras Português, bem como ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPE, coordenado pelo professor Marco Bonfim, que é pesquisador das relações entre língua(gem), racismo e antirracismo no Brasil.

O grupo possui duas linhas de pesquisa que se interseccionam: Estudos Críticos da Linguagem e Estudos Afro-Latino-Americanos. O Leafro possui como uma de suas marcas a adoção de ações e parcerias interinstitucionais com outras instituições de ensino superior, por exemplo, com o curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, através do Grupo de Pesquisa Oritá: Espaços de Escuta e de (Re)existência Afro-Indígena.

O evento de lançamento organizado pelo Leafro tem o apoio e a colaboração de vários setores da UFPE: o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), a Coordenadoria de Estudos da África (Ceaf), o Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

As inscrições são gratuitas e limitadas. O evento fornecerá certificado de participação, emitido pelo PPGL, equivalendo a três horas. As inscrições para o lançamento do Leafro estão disponíveis aqui. 

O lançamento do grupo de pesquisa Leafro é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e demais interessados se envolverem em discussões importantes sobre linguagem, racismo e antirracismo no Brasil e na América Latina. Além da conferência de Alejandro de la Fuente, o evento contará com uma apresentação do professor Marco Bonfim sobre as linhas de pesquisa do Leafro e os objetivos do grupo.

A ideia em criar o grupo de pesquisa ganhou forma a partir da aproximação do professor Marco Bonfim junto ao Afro-Latin American Research Institute (Alari)/ Harvard University (EUA), por meio da participação do pesquisador como docente ministrante (com Vera Rodrigues, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab-CE - e Edilene Machado Pereira, da Universidade Zumbi dos Palmares) do Seminário Avançado “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo”, nas edições de 2021 e 2022 do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos do Alari, através de Seleção via Edital Alari/ Harvard University e da participação, como palestrante, em dezembro de 2022, da Second Continental Conference on Afro-Latin American Studies, realizada em Cambridge, na própria Harvard University, com as duas pesquisadoras brasileiras negras.

 

Data da última modificação: 29/03/2023, 11:36