Destaques Destaques

Voltar

Grupo de Pesquisa da UFPE analisa uso do humor em contextos de pandemias

Material analisado é divulgado no perfil do instagram do grupo Jornalismo e Humor

Criado em abril de 2020, o Grupo Jornalismo e Humor, do Departamento de Comunicação Social da UFPE, investiga se e de que maneira a cobertura jornalística se utilizou da linguagem humorística para tratar de assuntos delicados como a gripe espanhola e a pandemia do coronavírus.

Inicialmente, o grupo, liderado pela professora Adriana Santana, que conta com a participação de estudantes do curso de Jornalismo, analisou edições dos veículos de comunicação que mais noticiaram sobre a crise sanitária da gripe espanhola entre os anos de 1918 e 1919 (período de maior incidência da doença) nos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Até o momento, no trabalho de catalogação foram encontradas, aproximadamente, 1.246 publicações, algumas contendo humor e outras não. Entre os achados estão notícias, editoriais, notas, propagandas, charges e piadas que abordam desde a gripe espanhola até o contexto sociopolítico da época. No segundo momento, a equipe irá analisar o emprego do humor na cobertura da Covid-19. Mostrando que, apesar de passados 102 anos desde a gripe espanhola, a atual pandemia compartilha bastantes semelhanças com a do século passado.

A pesquisa tem como objetivo identificar de que forma a reabilitação da arte do riso no Jornalismo pode incrementar as narrativas produzidas, fortalecer a própria atividade, ampliar o alcance ao público e impulsar a criticidade acerca de temas delicados de se noticiar. Além do material catalogado, no perfil do grupo no Instagram (@jornalismoyhumor), também pode-se conferir publicações sobre arte, leitura, série, podcast, matérias e vídeos que utilizam o humor reflexivo.

Semanalmente, os integrantes do grupo se reúnem através do Google Meet para discutir a leitura da semana, os achados da catalogação dos jornais e revistas, realizada através da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e também para analisar o uso do humor na disseminação de informação na atualidade.

“Acreditamos que o resgate do humor como estratégia de linguagem pode trazer ganhos consideráveis no combate à desinformação, especialmente pela possibilidade de aumento do alcance e do engajamento do público. Sabemos que não é fácil ir contra séculos de tentativas de apagamento do riso como forma legítima de construção de pensamento, mas a pesquisa tem nos indicado que vale a pena. No mínimo, nos tornaremos mais leves e reflexivos”, destaca a professora Adriana Santana.

Mais informações
Instagram
@jornalismoyhumor 

Data da última modificação: 22/03/2021, 17:05