Destaques Destaques

Voltar

Galeria Capibaribe realiza exposição virtual Mestre Hélio e lança catálogo

Exposição começa amanhã (17), no perfil do Instagram da galeria

A Galeria Capibaribe, localizada no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, dá início amanhã (17) à exposição virtual "Mestre Hélio". A mostra on-line resulta de uma iniciativa da Coordenação da Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no sentido de divulgar para o grande público a obra de um artista que contribuiu para a formação profissional e influenciou várias gerações de artistas e estudantes de Artes Visuais no Recife. A exposição estará disponível no perfil da Galeria Capibaribe no Instagram (@galeriacapibaribe).

Na ocasião, também haverá o lançamento do catálogo “Mestre Hélio Soares e a Litogravura na UFPE”, que reúne 157 trabalhos, produzidos de 1990 a 2019 no Atelier do CAC, e que passarão a integrar o acervo do Memorial Denis Bernardes, localizado no primeiro andar da Biblioteca Central da UFPE. As obras estarão junto ao acervo da Oficina Guaianases de Gravura (1974–1995).

As ações resultam do projeto de ensino, pesquisa e extensão Mestre Hélio Soares e a Litogravura na UFPE, proposto pela professora Luciana Borre e pelo técnico de laboratório Pedro Bezerra. O projeto foi realizado em 2021 e 2022, no Departamento de Artes da Universidade, sendo fomentado pelo Edital 05/2021 - Edital PIBEX de Apoio Financeiro a Programas e Projetos de Extensão e pelo Programa BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico).

Hélio Soares esteve presente em uma longa trajetória no atelier de litogravura do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, instruindo estudantes e artistas que frequentaram o espaço neste período e produzindo ao mesmo tempo uma obra de grande relevância para as artes. A iniciativa pretende servir tanto como um inventário das obras produzidas por Hélio Soares, como também um breve registro histórico da litografia no Recife. A intenção é estimular o debate sobre a contribuição do mestre Hélio, como era mais conhecido, para a manutenção e expansão da litografia em Pernambuco e reconhecimento do mesmo como integrante da Oficina Guaianases de Gravura.

Data da última modificação: 16/02/2022, 18:52