Destaques Destaques

Evento on-line celebra 70 anos de fundação da graduação em Biblioteconomia da UFPE

Os 70 anos de fundação do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), único existente no Estado de Pernambuco, foram comemorados, na manhã de hoje (9), em evento on-line transmitido no canal da UFPE no YouTube. Docentes, técnicos administrativos, estudantes, gestores e profissionais da área participaram da celebração, cuja programação incluiu momentos culturais, apresentação do histórico do curso e homenagens.

Em sua fala, o coordenador do curso, professor Lourival Pereira Pinto, mostrou-se honrado por fazer parte da equipe, relembrou os seus antecessores na coordenação e saudou os presentes. “Desejo a todos nós um evento lindo”, disse. O chefe do Departamento de Ciência da Informação (DCI), Antônio Silva Júnior, também elogiou a trajetória do departamento e do curso: “É um departamento onde as pessoas são muito respeitosas, são muito empenhadas e procuram efetivamente fazer com que o espírito do servidor público possa fazer parte do dia a dia do seu trabalho.”

O reitor Alfredo Gomes falou sobre a relevância do trabalho coletivo desenvolvido ao longo da história do curso de Biblioteconomia, decisivo para o seu êxito. “[A graduação em] Biblioteconomia, então, na verdade, é resultado do trabalho coletivo, do trabalho árduo de constituição e de formação de muitas gerações. Mas não é só para o passado que isso significa. Fazer 70 anos também é uma reafirmação da importância e da relevância da universidade pública”, defendeu.

O presidente do Diretório Acadêmico de Biblioteconomia, Everton Lima, representou os estudantes. Para ele, o curso tornou-se uma paixão, e hoje ele não se vê em outra atividade. “E me sinto muito honrado em estar participando aqui dos 70 anos de Biblioteconomia, fazendo parte dessa história”, comemorou.

Representando os técnicos administrativos, a secretária do curso, Tereza Brito, também se disse honrada em fazer parte do Departamento de Ciência da Informação e do curso de Biblioteconomia. “É um curso em que as pessoas que chegam, também como Everton [Lima] falou, se surpreendem com a capacidade de oferecer disciplinas que abrem os horizontes das pessoas. E eu me sinto honrada, de fato, de participar desse grupo de pesquisadores e cientistas que eu admiro demais”, afirmou.

“A relação do curso com o Centro de Artes [e Comunicação] é histórica, marcada por contribuições mútuas, que possibilitam, em meu lugar de fala, a formação de bibliotecários diferenciados”, destacou o diretor do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Murilo Silveira, que também já foi coordenador de Biblioteconomia e é professor do DCI.

Já a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE, Andreia Santos, falou da relação próxima do SIB com o curso, acompanhando as transformações da evolução digital. “O Sistema de Bibliotecas trabalha muito integrado, em constante diálogo com o curso de Biblioteconomia, porque a gente precisa saber o que está se discutindo na nossa área, a gente precisa desse constante diálogo, como também o curso precisa saber o que acontece na prática, na ponta, que são as bibliotecas”, explicou. Quase 90 bibliotecários estão vinculados ao SIB.

“Em nome do Conselho Regional de Biblioteconomia, [gostaria de] desejar muitos anos de vida ao nosso curso profissional”, disse o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª região, Aderilson Santos.

CURSO – Ao longo dos seus 70 anos de existência, a graduação em Biblioteconomia da UFPE já formou mais de 1.600 profissionais aptos a atuar em bibliotecas e centros de documentação/informação de vários setores da sociedade. O bibliotecário contribui em diversos aspectos, como a aprendizagem informacional em bibliotecas, além da gestão e da organização da informação em empresas e instituições.

O curso de Biblioteconomia da UFPE é vinculado ao Departamento de Ciência da Informação do CAC, no Campus Recife. Atualmente possui 28 docentes e 218 discentes. A cada ano, são ofertadas 55 vagas para novos alunos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/MEC, todas para a primeira entrada. O tempo mínimo de integralização do curso é de oito semestres letivos. A atual coordenação do curso é do professor Lourival Pereira Pinto, e a vice-coordenação está a cargo da professora Márcia Ivo Braz.

Conheça a história do curso de graduação em Biblioteconomia da UFPE aqui.

Data da última modificação: 09/12/2020, 15:57