Destaques Destaques

Evento no Centro de Artes e Comunicação homenageia escritor italiano Primo Levi

Organização é do Núcleo de Estudos Sefarditas Yehudah Halevi e do Programa de Pós-Graduação em Letras

“De Sefarad a Auschwitz: uma homenagem ao Primo Levi” é o evento que será realizado no Auditório Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no próximo dia 14, às 14h. A organização é do Núcleo de Estudos Sefarditas Yehudah Halevi e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. “Ele é considerado o maior narrador de memórias dos sobreviventes dos campos de concentração nazistas”, afirma a professora Karine Rocha, coordenadora do núcleo.

Às 14h, a palestra de abertura aborda “A inquisição e os sefarditas de Olinda”, com o professor Jacques Ribemboim, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Das 15h às 15h50, a mesa “Sefarditas e Inquisição” inclui as falas “Dois mártires criptojudeus na América Colonial: Francisco Maldonado da Silva e Luis de Carvajal”, com o professor Alfredo Cordiviola (UFPE), e “Rotas da diáspora sefardita: a vida na Itália no conto Árgon, do Primo Levi”, com a professora Karine Rocha.

Das 16h às 17h, ocorre a mesa “Primo Levi e a literatura de Shoah”, com três falas: “A inexaurível fonte do Mal: Estado(s) de exceção, reflexões a partir de Primo Levi”, com Alisson da Hora (UFPE), doutor em Letras; “Em estado da memória: rastros e devir históricos em Primo Levi”, com a professora Raquel do Monte, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); e “Primo Levi, Lager e a não tradução”, com Heloíza Montenegro (UFPE), mestranda em Letras.

Professora Karine Rocha

karinerocha79@yahoo.com.br