Destaques Destaques

Estudantes do Centro de Artes e Comunicação produzem fotofilme com recursos da Lei Aldir Blanc

Coletiva audiovisual formada por estudantes da UFPE produz documentário em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco

Foto: Beatriz Aguiar

Mulheres lésbicas de diferentes perfis protagonizam o filme

“Territória” é um projeto de fotofilme documental em curta-metragem, sobre as relações construídas por mulheres lésbicas e os espaços por onde elas transitam e se abrigam, criando memórias em seus corpos e dinamizando performances diversas de lesbianidades, de acordo com cada vivência e individualidade. O projeto é resultado da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (em andamento) de Beatriz Aguiar, estudante de Rádio, TV e Internet no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e foi contemplado pelo Edital de Criação da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

“Entendendo o corpo como dispositivo político presente e necessário, o projeto propõe a discussão sobre as potências dessas mulheres como impulso, como forma de resistência e de produção de conhecimento sobre si embasada nas próprias existências de cada personagem. Não há mulher lésbica única e idealizada; há mulheres lésbicas em diversos contextos, com vivências diferentes e necessidades diferentes”, explica Beatriz, idealizadora e diretora de fotografia do projeto, e compõe a coletiva Charque Attack, formada por mulheres LBT trabalhadoras do audiovisual em Pernambuco.

O projeto conta ainda com a produção executiva de Xulia Doxagui, também estudante do Departamento de Comunicação, e a produção fonográfica de Thais Barreto, estudante do Departamento de Ciências Geográficas e pesquisadora de paisagens sonoras.

Em parceria com a Coordenação Municipal da Política de Atenção à Saúde Integral da População LGBT do Recife, seis lésbicas (cis, trans e não binárias), de 19 a 70 anos, foram escolhidas para protagonizar o curta-metragem. Elas conversam sobre solidão, afeto, cura, saúde emocional e estratégias de manutenção do bem-estar, através de iconografias e paisagens sonoras.

O lançamento será feito pelo YouTube da Secretaria da Mulher de Pernambuco no dia 9 de março, seguido de live com debate entre a realizadora, parte do elenco e com mediação do coletivo Cine Sapatão (SP). O evento abre a programação do Mês da Mulher do projeto “Papo de Gênero”. Para mais informações e detalhes sobre o lançamento, acompanhe a coletiva no Instagram @charque.attack.

Data da última modificação: 05/02/2021, 18:00