Destaques Destaques

Voltar

Estudantes do Centro Caruaru e integrantes do MST-PE lançam radionovela “Picada de Ódio”

Produção visa conscientizar a população sobre a prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypti

Será lançada hoje (17), em live que ocorre às 19h, a radionovela “Picada de Ódio: a picada que ninguém gostaria de sentir na pele”. Criada por professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social e de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE e por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Pernambuco, a radionovela é uma das produções do ArboControl, projeto realizado pela Universidade de Brasília (UNB) com a coordenação em Pernambuco da professora Giovana Mesquita, do curso de Comunicação do CAA. 

A radionovela Picada de Ódio reúne três episódios, tendo como personagens principais o Mosquitão e a Mosquitona. Toda a trama se passa no Assentamento do MST Antônio Conselheiro, localizado na cidade de Gameleira, na Mata Sul do estado. Com uma linguagem divertida, mas com a preocupação de levar conteúdos de saúde para a população do campo, a radionovela apresenta o mosquito Aedes Aegypti e todas as doenças causadas por sua picada, a exemplo da dengue, zika e chikungunya.

O projeto ArboControl tem o objetivo de avaliar e orientar as estratégias de Educação, Informação e Comunicação produzidas pelo Ministério da Saúde no controle do vetor Aedes e das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Para isso, reúne pesquisadores de todo o Brasil em um projeto de pesquisa que integra a Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento.

Em 2021, o Arbocontrol firmou uma parceria com o projeto de Extensão Solte sua Voz: os Invisíveis Midiáticos, da UFPE, que tem a coordenação das professoras Giovana Mesquita (Comunicação) e Carolina Paz (Medicina), para o desenvolvimento de ações educativas e de comunicação e saúde junto à comunidade. Foi quando foi firmada parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Pernambuco no intuito de produzir conteúdos de comunicação comunitária para a população do campo.

A radionovela surgiu após uma capacitação sobre Comunicação e Saúde oferecida por estudantes da graduação e da pós-graduação do curso de Comunicação do CAA e pelas duas professoras coordenadoras do projeto Solte sua Voz: os Invisíveis Midiáticos aos Agentes Populares de Saúde do Campo do MST Pernambuco. “Durante a capacitação, fomos discutindo qual produção poderia chegar ao maior número de trabalhadores e trabalhadoras do campo. Foi quando surgiu a ideia de produzir uma radionovela, que será divulgada principalmente pelo WhatsApp”, afirmou a coordenadora em Pernambuco do Arbocontrol e do projeto Solte Sua Voz, a professora Giovana Mesquita.  

Além da veiculação pelo WhatsApp, os episódios da radionovela estarão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Anchor, e nas redes sociais do @soltesuavozufpe, do projeto Arbocontrol e do MST. As radionovelas também serão disponibilizadas, gratuitamente, para rádios universitárias, públicas e comunitárias, bem como para movimentos sociais que queiram utilizar o produto em suas ações.

Data da última modificação: 17/02/2022, 18:48