Destaques Destaques

Voltar

Estudantes da UFPE ganham 25° Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e 1º Prêmio de Jornalismo Cultural

Camila Sousa venceu na categoria Texto Reportagem (Estudante) e Victor Moura foi premiado pelo seu trabalho de conclusão de curso (TCC)

Dois estudantes da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram contemplados na 25ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e no 1º Prêmio de Jornalismo Cultural, promovidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A premiação foi realizada virtualmente na última terça-feira (16).

Victor Moura foi premiado pelo seu trabalho de conclusão de curso (TCC), o livro-reportagem “Ciclo Histórias pelo Recife”, na categoria Estudante do 1º Prêmio de Jornalismo Cultural. Camila Sousa venceu o Cristina Tavares na categoria Texto Reportagem (Estudante), com “A história não contada de Dona Maria”, publicada em janeiro no Diario de Pernambuco, onde ela estagia.

Orientado pela professora Isaltina Gomes, Victor Moura defendeu o TCC no semestre passado. O livro-reportagem retrata a bicicleta não como meio de transporte, mas como uma forma de entrar em contato com a cidade e as pessoas. Ele buscou contar histórias de pessoas anônimas com quem cruzava pela cidade. “Todo mundo tem uma história de vida a contar”, destaca.

Morador do bairro de Água Fria, o jornalista percorreu toda a cidade em busca dos seus personagens. “Conheci muitos Recifes dentro de um só”, afirma. Para ele, entrar em contato com pessoas de realidades tão diferentes, de forma espontânea, foi muito importante para sua construção subjetiva. Além das entrevistas, Victor também embasou o livro em diversos dados e pesquisas. Seu próximo passo é tentar lançar a obra.

A reportagem de Camila conta a história de dona Maria, torcedora símbolo do Sport, de 95 anos. Apesar de muito conhecida na cidade, sua história nunca tinha sido contada a fundo. “Quis sair de uma abordagem superficial e contar quem é a mulher por trás do símbolo”, explica a estudante, que não se vê fazendo outra coisa na vida além do jornalismo. “Essa é uma vitória coletiva de muitas pessoas que construíram meu caminho”, ressalta.

Data da última modificação: 19/06/2020, 16:20