Destaques Destaques

Voltar

Está chegando a Semana de Jornalismo Graça Araújo na UFPE

A semana contará com o lema “Compromisso Social e Inovação”

De 17 a 20 deste mês, será realizada a Semana de Jornalismo Graça Araújo na UFPE, com o objetivo de auxiliar na formação de novos jornalistas e informar a comunidade sobre o atual contexto do meio e seu papel na sociedade. A promoção é do Diretório Acadêmico Fabiana de Moraes (DAFM), do curso de Jornalismo da UFPE. O evento ocorrerá no Centro de Artes e Comunicação (CAC), sendo a entrada gratuita e aberta ao público geral. Os formulários para inscrições das diferentes atividades estarão disponíveis nas redes sociais do DAFM nos próximos dias.

A semana contará com o lema “Compromisso Social e Inovação”, e suas atividades servirão para reafirmar o comprometimento do Jornalismo com as causas sociais, bem como informar sobre o formato atual de se fazer notícia. A semana foi pensada como mais um esforço em direção a um novo Jornalismo, que alia o compromisso fundamental da profissão com o bem-estar social e novas propostas de abordagem e conteúdo, alinhadas com as atuais características dos meios de comunicação.

O evento se apresenta ainda como um exemplo de resistência do ofício jornalístico diante do atual momento sociopolítico do país, que apresenta graves ameaças aos direitos humanos, à liberdade de expressão e à educação popular.

Para os coordenadores do DAFM, não existe forma melhor de apresentar os temas citados do que homenageando um dos maiores nomes do Jornalismo do estado: a jornalista Graça Araújo. Notória por seu engajamento social, Graça teve como grande objetivo desde o início de sua carreira a promoção de uma vida melhor para a população. Ela não mediu esforços para concretizar essa meta, optando inclusive por formatos jornalísticos pioneiros no país, como o programa de rádio Consultório de Graça, que promovia informações sobre saúde e qualidade de vida para a comunidade de forma inteiramente gratuita.

No mês em que sua morte completa um ano, o DAFM pretende honrar Graça Araújo da forma que melhor faça jus à sua trajetória: construindo um Jornalismo que promova o bem-estar dos cidadãos aliado à modernidade e à inovação.

Data da última modificação: 11/09/2019, 15:26