Destaques Destaques

Voltar

Editora UFPE estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicadora pernambucana será uma das 36 expositoras do estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu)

A Editora UFPE marcará presença na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece a partir de amanhã (2) até 10 de julho, no Expo Center Norte, na capital paulista. A publicadora pernambucana vai estar representada, juntamente com outras 35 expositoras, no estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) através de uma seleção de 14 livros físicos.

As obras da Editora UFPE à venda no evento, um dos maiores do mundo no gênero, são uma pequena amostra da qualidade do conhecimento produzido pela Universidade Federal de Pernambuco. O órgão suplementar buscou oferecer ao público participante da Bienal títulos que representem diferentes áreas de estudos, como Ciências Sociais, Arquitetura, Cinema, História, Literatura, Ciência Política e Educação. 

Um dos títulos disponibilizados para o evento é “Como morre uma mulher?”, de Ana Paula Portella. A obra é uma adaptação da tese homônima da autora, aprovada em 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. O texto foi premiado em 2016 como melhor produção em nível de doutorado no 5º Concurso Internacional de Teses sobre Segurança Pública, Vitimização e Justiça na América Latina e no Caribe, realizado pelo Centro de Excelência para Informação Estatística de Governo, Segurança Pública, Vitimização e Justiça do México. O estudo também recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2015. Em seu estudo, a autora aborda as configurações sociais da violência contra as mulheres em Pernambuco, dando especial atenção ao feminicídio, sem deixar de enfatizar que, mais do que números estatísticos, a abordagem diz respeito a mulheres cujas histórias foram interrompidas pelo machismo da sociedade na qual tentaram viver.

Outra opção oferecida pela Editora UFPE no estande da Abeu é “Sobre a China”, de Marcos Costa Lima. O livro, resultante de articulação entre o Instituto de Estudos da Ásia da UFPE e centros de pesquisa nacionais e internacionais, apresenta um panorama sobre a China nos dias de hoje e sobre seu futuro econômico e político. Dividida em quatro partes, a obra reúne 15 artigos de pesquisadores brasileiros e chineses das áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Economia que analisam o posicionamento do Brasil e da China sob a perspectiva das atuais transformações e crises mundiais. Em cada texto, são debatidas diversas temáticas, como investimentos, meio ambiente, classes sociais, relações sino-brasileiras e educação, assim como a presença chinesa na América Latina.

O público visitante da Bienal poderá ter acesso a “Notas sobre a literatura imaginativa”, de André de Sena, professor do Departamento de Letras da UFPE e coordenador do Belvidera, Núcleo de Estudos Oitocentistas. O livro é composto por 16 ensaios que propõem diversas leituras sobre experiências ficcionais configuradas sob o signo da imaginação e do fantástico, em que se busca revelar ao leitor a riqueza do tema. De Homero a Stephen King, do maravilhoso épico aos contos de fadas, novelas góticas e contos fantásticos, são abordadas na obra experiências da expressão humana que constituem uma importante tradição a se conhecer, estudar e fruir, em seus mecanismos, contribuições, confrontos e dilemas. O livro mostra como a literatura fantástica continua mais viva do que nunca, causando a um tempo fascinação, estranheza e até mesmo repulsa.

Todas as 14 obras selecionadas pela Editora UFPE para exposição e venda na Bienal do Livro de São Paulo também podem ser adquiridas por quem não possa estar presente no evento. Os livros fazem parte do catálogo de vendas do órgão suplementar e estão disponíveis tanto através do site da publicadora quanto em sua livraria, aberta das 9h às 16h em dias úteis.

Livros da Editora UFPE à venda na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

1 - (Des)encantos modernos: histórias da cidade do Recife na década de 20
2 - Como morre uma mulher?
3 - Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil
4 - Fernando de Noronha: cinco séculos de história
5 - História oral, desigualdades e diferenças
6 - Literatura fantástica em Pernambuco e histórias de fantasmas
7 - Litígios ao sul do Império: a lei de terras e a consolidação política da Coroa no Rio Grande do Sul (1850-1880) 
8 - Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo
9 - Notas sobre a literatura imaginativa
10 - O movimento e a linha: presença do Teatro do Estudante e d'o Gráfico Amador no Recife
11 - O som do filme: uma introdução
12 - Problemas inculturais brasileiros: Do ideal e da glória e Evangelho na taba
13 - Repensando a teoria literária contemporânea
14 - Sobre a China

Data da última modificação: 01/07/2022, 14:48