Destaques Destaques

Voltar

Dissertação da UFPE recebe menção honrosa em Prêmio de Pesquisa em Jornalismo

Trabalho acadêmico foi defendido por Marcos Carvalho Macêdo, atual doutorando do programa, em fevereiro de 2019

Foto: Reprodução

“Floresta sem fim” foi uma das reportagens analisadas na pesquisa

A dissertação “Narrativa Transmídia Jornalística: estratégias e procedimentos nos Dossiês Tudo Sobre”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebeu menção honrosa na categoria Mestrado do Prêmio Adelmo Genro Filho 2020, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPJor). O trabalho acadêmico foi defendido por Marcos Carvalho Macêdo em fevereiro de 2019, sob orientação da professora Yvana Carla Fechine de Brito e com financiamento da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

O trabalho – que pode ser lido no Attena, repositório digital da UFPE – analisa a série de reportagens especiais produzida pelo jornal Folha de S.Paulo entre 2013 e 2016 para identificar as estratégias e procedimentos de uma narrativa transmídia jornalística. Os conteúdos produzidos eram compostos de reportagens multimídia, notícias e entrevistas do próprio jornal impresso, programa de televisão, debates e até aplicativos newsgame. A dissertação defende que a articulação entre estes conteúdos acontece através do desdobramento de aspectos temáticos que promove expansão narrativa da reportagem. O autor categorizou estes modos de expansão do texto jornalístico a partir de suas funções: atualização, contextualização, opinião e exploração dos temas tratados.

Os resultados da pesquisa mostram a aplicabilidade de projetos transmídia no Jornalismo e destacam a importância do processo de roteirização para estratégias de expansão com base em desdobramentos temáticos, tese que vem sendo desenvolvida por Marcos Carvalho no doutorado, também sob orientação da professora Yvana Fechine. A pesquisa pretende avançar propondo um método de roteirização para essas produções, isto é, uma “gramática” da produção de reportagens especiais transmídia, contribuindo para o ensino e a prática do Jornalismo.

PRÊMIO – O Prêmio Adelmo Genro Filho 2020 recebeu ao todo 142 trabalhos nas categorias Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pesquisa Aplicada. Segundo a entidade organizadora, houve um aumento de 71% em relação ao ano anterior. O anúncio dos vencedores foi realizado neste domingo (13) e a cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 3 de novembro, às 9h15, durante o 18º Encontro Nacional da SBPJor, que, este ano, será integralmente no formato virtual. Este foi o primeiro trabalho acadêmico desenvolvido na UFPE a integrar a lista da premiação. A Menção Honrosa é concedida ao pesquisador avaliado mediante unanimidade da Comissão Julgadora. Em 2013, o professor Alfredo Vizeu, do PPGCOM da UFPE, foi premiado na Categoria Pesquisador Sênior por sua trajetória acadêmica e pelas contribuições para consolidar o Jornalismo como área científica.

Data da última modificação: 15/09/2020, 16:35