Destaques Destaques

Voltar

Departamento de Artes promove exposição virtual “30 Desenhos Iguais”

A coordenação é do professor Eduardo Romero Lopes Barbosa

Teve início na última sexta-feira (13), no Instagram @30desenhos, a exposição virtual “30 Desenhos Iguais”. A mostra faz parte de projeto da disciplina de Desenho 2 do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, do Campus Recife. A iniciativa é coordenada pelo professor da disciplina, Eduardo Romero Lopes Barbosa.

EXPOSIÇÃO – A natureza e os objetos se oferecem aos nossos olhos do mesmo jeito. O espaço, as cores e as formas se organizam aparentemente idênticos para todos. Contudo, nossa percepção apreende de maneira peculiar o mundo à nossa volta: luz, nuanças cromáticas, elementos orgânicos, texturas, geometria espacial. Aliada de nossas percepções, a imaginação realça nossas vivências com camadas de memórias ligadas aos sons, gestos, sabores, cheiros.

30 Desenhos Iguais é um exercício de apreciação da diversidade de olhares, usos das técnicas e intimidade com o Desenho, onde 30 artistas visuais se debruçam sobre o mesmo retrato para representarem a partir do desafio de desenhar, múltiplas representações da mesma imagem. Ao observamos esses desenhos, vemos o mesmo retrato estranhamente diferentes. Talvez, a igualdade no seio da multiplicidade seja mesmo uma metáfora para nossas vivências.

O Desenho sempre foi associado ao rascunho, ao croqui, à organização basilar do espaço compositivo da representação visual, daí seu caráter de expressão da urgência e/ou da técnica da instantaneidade na composição e, nesse sentido, os 30 Desenhos dessa mostra nos revela que toda linguagem artística percorre caminhos perceptivos distintos e únicos que se coaduna no traço dos artistas.

Data da última modificação: 16/08/2021, 16:49