Destaques Destaques

Voltar

Coro da Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonieta UFPE apresentam Carmina Burana

Concerto será no domingo (16), às 18h, no Teatro RioMar, sob a direção e regência de Wendell Kettle, professor do Departamento de Música

O Coro da Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonieta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentam a cantata “Carmina Burana”, de Carl Orff no domingo (16), às 18h, no Teatro RioMar, sob a direção e regência de Wendell Kettle, professor do Departamento de Música. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site Uhuu. A apresentação conta com Anita Ramalho como soprano, Lucas Melo como tenor e Anderson Rodrigues como barítono. O concerto marca a estreia do Coro Infantil da Ópera de Papel, formado por crianças deoito a dez anos.

“Com uma estrutura de ‘quase ópera’, a obra perpassa por momentos de grande vivacidade rítmico-musical, contrapostos a outros delicados e reflexivos. Sua música, sempre instigante, traz os mais diversos contrastes entre coros de harmonia densa e majestosa, linhas melódicas que remontam ao gregoriano e solos declamativos e outros extremamente virtuosísticos. Enfim, é um painel musical tão rico e diverso que não há como não impressionar significativamente os sentidos receptivos de cada expectador”, explica o professor e regente.

A Academia de Ópera e Repertório e a Sinfonieta UFPE são grupos formados a partir de dois projetos artísticos de extensão desenvolvidos pelo maestro Wendell Kettle, que visam desenvolver e fortalecer a prática da música coral-sinfônica e operística no Estado com a participação dos cantores e instrumentistas locais. A Sinfonieta privilegia a interpretação do repertório brasileiro para orquestra e a Academia de Ópera e Repertório visa desenvolver um programa de óperas diversas, mas também enfatizando a produção nacional.

CURRÍCULO –Wendell Kettle é doutor em Regência Sinfônica e Operística pelo Conservatório Estatal “Rimsky-Korsakov” de São Petersburgo, na Rússia. É mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ. Atualmente, é regente na Academia do Teatro Mariinsky (São Petersburgo) e maestro convidado do Teatro “Helikon-Ópera” (Moscou).


 

Data da última modificação: 14/12/2018, 14:46