Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Programa é exibido na TVU e nas rádios Universitária FM e Paulo Freire AM

A volta dos festejos juninos, orientações para proteger dados pessoais, o filme "Pureza", a crise urbana e vulnerabilidade climática no Recife e a hepatite infantil aguda de causa desconhecida são as novas edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU no canal 11.1 e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30.
 
Após dois anos sem festas oficiais, o São João volta a ser celebrado no Estado. A data marca, como se sabe, um dos mais expressivos eventos culturais da região e, além de estimular a economia local, é um importante traço de valorização das tradições locais. Por outro lado, diante do desastre causado pelas chuvas que atingiram municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata de Pernambuco, diversos municípios anunciaram o cancelamento das celebrações. Para entender esse contexto da volta dos festejos juninos, o programa, apresentado por Valdir Oliveira, recebeu Oscar Barreto, secretário de Cultura de Pernambuco, e Xico Bizerra, compositor, poeta e produtor musical.
 
Como proteger informações pessoais na era digital? Essa foi também uma pergunta que o Opinião Pernambuco tentou responder. Nos dias atuais, o dado passou a ser uma das mais importantes commodities. Quanto maior o volume de dados controlados por uma pessoa ou uma empresa, maior será a sua participação em uma economia conectada. Por esse motivo, o vazamento de informações é algo cada vez mais corriqueiro no País. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa contou com a participação de Vinícius Garcia, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.
 
O filme “Pureza” foi mais um tema abordado pelo programa. A jornada de Pureza Lopes Loiola transformou a mãe angustiada em um símbolo de combate ao trabalho escravo e foi o ponto de partida do longa. A oleira do Maranhão já recebeu em Londres o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, mais antiga organização global de combate ao trabalho escravo. No País, entretanto, poucos ainda conhecem a sua história. Apresentado por Stella Maris, o programa recebeu Renato Barbieri, cineasta e diretor de "Pureza".
 
A recorrência de tragédias ocasionadas por fortes chuvas, como as que atingiram o Estado nos últimos dias, acende o alerta de especialistas para a necessidade de políticas de planejamento urbano. Além disso, a capital pernambucana é apontada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima como a 16ª cidade do globo mais ameaçada pela emergência climática e pelo avanço do nível do mar. Apresentado por Stella Maris, o programa com tema Recife: crise urbana e vulnerabilidade climática contou com as participações de Marcus Silva, professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, e Roberto Montezuma, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.
 
Manifestada de forma muito severa em crianças de, ao menos, 20 países, a hepatite infantil aguda de origem desconhecida não tem relação direta com os vírus conhecidos da enfermidade. Em, aproximadamente, 10% dos casos foi preciso realizar o transplante de fígado. Apresentado por Valdir Oliveira, o programa recebeu Regina Coeli, infectologista pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco.
Data da última modificação: 15/06/2022, 18:36