Destaques Destaques

Voltar

Carta da Paisagem das Américas tem a participação da UFPE na sua construção

Docente Lúcia Veras fez seu pós-doutorado no México, onde foi membro da equipe que produziu o documento

A professora Lúcia Veras, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participou do Comitê Redator e Difusor da Carta da Paisagem das Américas, documento orientador em favor da paisagem das Américas. 

Vencedora do Prêmio Capes em 2015, na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia, com a tese “Paisagem-postal: a imagem e a palavra na compreensão de um Recife urbano”, desenvolvida no Programa de Pòs-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da UFPE, a docente fez seu pós-doutorado no México, onde foi membro da equipe que produziu o documento, aprovado em 2018 e publicado agora.

A carta faz parte da IFLA Global Landscape Initiative, movimento iniciado em 2010, unindo-se a outras cartas já produzidas tendo-se como referência a Convenção Europeia da Paisagem, publicada em 2000. O objetivo maior é defender o direito à paisagem como um bem coletivo, considerando o desenvolvimento sustentável, a valorização da pluralidade sociocultural das Américas e a participação social na definição de políticas públicas. “Representando o Brasil, ela inseriu um olhar filtrado por nossas peculiaridades, seja por suas vivências paisagísticas, seja pelas produções intelectuais sobre paisagem, desenvolvidas no Laboratório da Paisagem do DAU”, destaca o chefe do DAU, Ronald Vasconcelos.

Data da última modificação: 11/11/2020, 16:49