Destaques Destaques

Voltar

Alunos da UFPE são finalistas do Prêmio Correio de Futuro

O projeto tem a orientação do professor Rodrigo Cunha, do Departamento de Comunicação Social (DCOM) do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

Quatro alunos dos cursos de Jornalismo e Ciência da Computação da UFPE são finalistas do Prêmio Correio de Futuro, organizado pelo jornal Correio, de Salvador (BA). Os estudantes concorrem com um projeto de “chatbot”, que permite personalizar o envio de notícias via comunicadores instantâneos de acordo com as preferências do leitor do jornal. A final ocorrerá amanhã (20) em Salvador.

Os alunos de Jornalismo da UFPE que concorrem ao prêmio são Débora Oliveira, Flávia de Castro e Roberto Peixoto. O estudante de Ciência da Computação é Saulo Barros. O projeto tem a orientação do professor Rodrigo Cunha, do Departamento de Comunicação Social (DCOM) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, Campus Recife. O grupo é o único de fora da Bahia que chegou à final da competição.

O projeto se trata de um robô que conversará com os leitores via comunicadores instantâneos para o envio de notícias personalizadas para o leitor pelo WhatsApp. A iniciativa pretende dar mais poder de influência ao público sobre o conteúdo que consome e, ao mesmo tempo, o jornal pode ter métricas e o resultado que espera do leitor para, cada vez mais, produzir conteúdo de acordo com o perfil de sua audiência.

O vencedor do Prêmio Correio de Futuro leva um prêmio de R$ 10 mil, além de participar de workshops sobre inovação e design thinking. Caso vençam a disputa, para pôr o projeto em prática, os alunos da UFPE usarão a estrutura do Laboratório de Inovação Jornalística, do DCOM/CAC, durante três meses. Também estão previstas visitas à redação para exibir o progresso do projeto. Além dos quatro estudantes inscritos no prêmio, fazem parte do projeto outros dois alunos de Ciência da Computação da Universidade: João Vitor Santos e Gabriel Amâncio

WORKSHOP – Como parte do Prêmio Correio de Futuro, o grupo da UFPE participou de workshop de design thinking, no dia 16 deste mês, em Salvador.
 
Mais informações
Professor Rodrigo Cunha

rodrigoescunha@gmail.com

Data da última modificação: 19/09/2019, 12:06