Destaques Destaques

Voltar

Adiadas as inscrições de trabalhos para o III Colóquio Lucila Nogueira

Realizado em conjunto com o Departamento de Letras da UFPE, o evento acontece no CAC no segundo semestre de 2020

Em virtude da pandemia da Covid-19, foram adiadas as inscrições para o III Colóquio Lucila Nogueira, que será realizado em data a ser definida no segundo semestre de 2020, no miniauditório 1, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também houve um acréscimo de um dia na programação. Com o tema “A poesia da Paraíba e de Pernambuco”, a programação contará com conferências, lançamentos de livros, mesas-redondas e apresentações culturais. 

Os trabalhos do colóquio terão os seguintes eixos temáticos: Literatura e Interculturalidade/Antropologia, Literatura e Estudos Culturais, Literatura e Sociologia, Literatura e Linguística e Literatura Pernambucana. O encerramento contará com intervenção cultural e lançamento da reedição de três livros da fase inicial de Lucila Nogueira (“Almenara”, “A dama de Alicante” e “Livro do Desencanto”). Este último é parte de um projeto aprovado no Funcultura e editado pelo jornalista e escritor André Cervinskis.

O evento tem como objetivo promover a reflexão e discussão para formação crítica, por meio de intercâmbio de experiências e produções científicas. Além disso, o colóquio busca divulgar e analisar as produções científicas literárias pernambucanas, para contribuir com a formação acadêmica e humanística de todos os envolvidos. A escolha do tema e homenageados dos colóquios está diretamente ligada ao trabalho da poeta e ex-professora da UFPE Lucila Nogueira, falecida em 2016.

No caminho para a sua terceira edição, os homenageados são os poetas Ângelo Monteiro e José Rodrigues de Paiva, expoentes da Geração 65 do Recife. O colóquio pretende ser uma continuidade do Colóquio Cecília Meireles, empreendido pelo falecido professor Esmam Dias, tendo como foco a literatura pernambucana e contemporânea, especialmente a poesia.

Mais informações
III Colóquio Lucila Nogueira

coloquiolucilanogueira@gmail.com

Data da última modificação: 05/05/2020, 17:04