Destaques Destaques

Voltar

Abertura do projeto de visitas guiadas online à exposição "Olhar a ponte que nos liga" é realizada hoje (5)

Projeto é liderado pela professora Sandra Melo, do Departamento de Expressão Gráfica

O projeto de visitas guiadas online à exposição "Olhar a ponte que nos liga” tem sua abertura hoje (5), às 19h, no YouTube. Serão apresentados vídeos com visitas guiadas à exposição que intitula a atividade, narradas por estudantes do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG) da UFPE. O projeto é liderado pela professora Sandra Melo, do Departamento de Expressão Gráfica, e foi aprovado no Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais – 2020-08, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Para proporcionar às instituições de ensino a acessibilidade a conteúdos de qualidade, por uma perspectiva artística, cultural e educacional, os vídeos apresentam a interdisciplinaridade entre diversas áreas (artes, literatura, sociologia, história etc.) que os docentes possam vislumbrar e explorar em aulas remotas especialmente neste momento de pandemia. Ainda no escopo da acessibilidade, os vídeos contêm a janela do tradutor de Libras para acesso ao público surdo e com deficiência auditiva.

A exposição “Olhar a ponte que nos liga – Mirar el puente que nos une”, do artista plástico Marcos Carvalho, é uma homenagem a Miguel de Cervantes e Dom Quixote, sua obra de cunho literário mundial que aborda os mais variados aspectos da sociedade de sua época e da contemporaneidade. O trabalho é uma oportunidade para a reflexão do cotidiano de cada estudante ou visitante.

Essa exposição já foi realizada presencialmente, com monitores-guias da LEG e promoção do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE. Sendo esta graduação um curso de formação de professores, a proposta contribui para o futuro profissional, que poderá explorar as obras de arte para uma leitura crítica da realidade cotidiana e dos aspectos relacionados à estética e à história da arte de modo interdisciplinar.

Data da última modificação: 05/05/2021, 17:31