Destaques Destaques

Voltar

“Uma Ópera Possível” promove roda de conversa com os compositores Jocy de Oliveira e Armando Lôbo

Transmissão ocorrerá via YouTube nesta sexta-feira (18)

O projeto de pesquisa “Uma Ópera Possível” promove nesta sexta-feira (18), às 19h30, roda de conversa com os compositores Jocy de Oliveira e Armando Lôbo para discutir os rumos da criação de ópera no contexto brasileiro. O objetivo do encontro é debater com os convidados, expoentes na produção operística brasileira, sobre os caminhos criativos adotados por eles diante de uma realidade de restrição de público e de recursos para o fomento dos espetáculos. A roda de conversa é aberta ao público e gratuita. A transmissão será feita on-line, por meio do canal Ópera no Recife.

Além da roda de conversa que ocorre esta semana, o projeto prevê a disponibilização virtual de libreto e partitura resultantes dos experimentos da pesquisa e a transmissão dos resultados, no início de abril, via YouTube, com debate aberto sobre o processo de criação. Aprovado pela Lei Aldir Blanc do Governo de Pernambuco, o projeto “Uma Ópera Possível” foi criado com a proposta de discutir a viabilidade da produção operística em Pernambuco. Seu foco é a composição de uma ópera versátil, viável para realização com orçamentos mais modestos e apresentação em teatros de pequeno porte.

O projeto tem como integrantes os professores Armindo Ferreira e Sérgio Deslandes, ambos do Departamento de Música da UFPE,  a técnica-administrativa Milena Marques, da Diretoria de Cultura da Universidade.

CONVIDADOS - Jocy de Oliveira é pioneira no desenvolvimento do trabalho multimídia no Brasil envolvendo música, teatro, instalações, texto e vídeo. Ela é a primeira entre os compositores nacionais a compor e dirigir suas óperas buscando reformular o formato convencional operístico. Suas peças têm sido apresentadas em teatros e festivais de diversos países. Como compositora e pianista, gravou 25 discos. Oito de suas óperas multimídias foram distribuídas pela Naxos Video Library e pelo Sesc-SP. Além disso, Jocy também é autora do livro Diálogo com Cartas, que traz cartas inéditas trocadas entre a autora e grandes nomes internacionais da música de concerto do século XX, como Igor Stravinsky, Robert Craft, John Cage, Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Lukas Foss, Robert Craft e Olivier Messiaen.

Armando Lôbo, compositor e poeta brasileiro arraigado na tradição e em constante busca do novo, desenvolve gêneros e estilos musicais variados, valendo-se de matizes experimentais em intensa simbiose com literatura, história, filosofia e religião. Ele conquistou importantes prêmios da música brasileira e internacional por sua obra de música erudita e popular contemporânea. O compositor também desenvolve uma carreira acadêmica, possui PhD na Universidade de Edimburgo (Reino Unido) e mestrado em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de ter lecionado, de 2008 a 2014, a disciplina de Composição e Contraponto no Conservatório Brasileiro de Música.

Data da última modificação: 15/02/2022, 18:35