Destaques do CAA Destaques do CAA

Reunião de integração do Centro Acadêmico do Agreste com o Centro de Ciências Médicas

O encontro foi proposto pela direção do campus e teve como objetivo aproximar os centros, o núcleo e os cursos de Medicina das unidades acadêmicas

No último dia 31 de agosto, foi realizada a reunião de integração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o Centro de Ciências Médicas (CCM).

O encontro proposto pela direção do campus teve como objetivo aproximar os centros, o núcleo e os cursos de Medicina das unidades acadêmicas a fim de construir parcerias que fortaleçam o ensino, o currículo, a pesquisa, a extensão, a internacionalização e o campo de prática de integração ensino/serviço.

Estiveram presentes o professor Manoel Guedes, diretor do CAA; professor Luiz Alberto, diretor do CCM; professor Vitor Caiaffo, coordenador do Núcleo de Ciências da Vida (NCV); professor Alexandre Sales, coordenador do curso de medicina do campus do agreste; professor Fernando Menezes, coordenador de pesquisa do CCM e o professor Rodrigo Cariri, membro da comissão interna da unidade de saúde do CAA.

Para o professor Vitor Caiaffo, o encontro marcou uma aproximação e estreitamento de ações que serão realizadas conjuntamente. De acordo com ele, estão previstas a realização de Fóruns de Educação e Saúde, a internacionalização dos cursos e a integração entre projetos, pesquisa e extensão.

O professor Alexandre Sales comentou que o estreitamento das relações institucionais entre o curso de Medicina do Centro Ciências Médicas (CCM) e o curso de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) permitirá o fortalecimento da formação médica da UFPE nos eixos de ensino, de pesquisa e de extensão.

Na avaliação do professor, o primeiro encontro foi bastante produtivo, à medida que já sinalizou a construção de atividades em comum entre os cursos de medicina de Recife e de Caruaru, como a realização do I Fórum de Educação para as profissões da saúde, que tem por objetivo discutir os avanços no desenvolvimento dos projetos pedagógicos de ambos os cursos. Assim como a implementação do teste de progresso para os cursos de medicina; o intercâmbio de professores e estudantes da UFPE com outras instituições internacionais; a discussão unificada da incorporação da extensão universitária ao currículo médico e, também, a criação de linhas de pesquisa envolvendo os dois campi.

Para o diretor do Centro de Ciências Médicas Luiz Alberto, o encontro foi de extrema importância tendo em vista sermos da mesma instituição que vislumbra servir a sociedade da maneira mais exitosa. "A integração entre centros associada à inovação impulsiona a formação de alunos explorando a geração e troca de saberes, mas sobretudo sua imaginação e criatividade, e a integração entre o CCM e o CAA deve fazer parte desse processo", afirma o professor.

Segundo o professor e diretor do Campus do Agreste Manoel Guedes, a construção de projetos intercampi tem sido uma marca dessa unidade e a parceria com o CCM abre fronteiras para diversas ações de fortalecimento mútuo no caminhos do ensino, da pesquisa/inovação, da interdisciplinaridade, da interculturalidade e da internacionalização. "Isso abre possibilidades de troca de experiências e integração da nossa rede, do Hospital das Clínicas e da unidade de saúde do Campus. Fortalecendo a integração ensino/serviço; será acelerada a estruturação de uma unidade do Lika (Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami) no CAA e também permitirá a mobilidade e troca de saberes entre pesquisadores da UFPE e de universidades do exterior, como a universidade de Maastricht na Holanda", completa o professor.

Data da última modificação: 17/09/2021, 11:50