Destaques do CAA Destaques do CAA

Rádio Cordel inicia programação especial sobre festas juninas em tempos de pandemia

Os programas, veiculados às terças e sextas-feiras, buscam mostrar que a cultura dos festejos juninos em Caruaru continua forte, mesmo sem as aglomerações das pessoas na cidade e no campo

Foi ao ar ontem (3) o programa “Crônicas Cantadas - Amor na Estação”, o primeiro da edição especial da “Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste” sobre as festas juninas em tempos de distanciamento físico.

Produzidos em um contexto de pandemia da Covid-19 desde março, os programas desse projeto de extensão desenvolvido por estudantes e professores do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, entram em uma nova fase e, durante todo o mês de junho, passam a exibir crônicas, reportagens e entrevistas para mostrar como fica o São João de Caruaru em tempos de pandemia.

Sem a tradicional festa de rua, que transformou Caruaru na Capital do Forró, os programas, veiculados às terças e sextas-feiras, buscam mostrar que a cultura dos festejos juninos continua forte, mesmo sem as aglomerações das pessoas na cidade e no campo.

Às terças, programetes de até cinco minutos relembram a magia da época por meio das Crônicas Cantadas do País do São João, histórias autorais de alunos do Curso de Comunicação Social, premiadas nacionalmente pela Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Às sextas-feiras, programas de 20 minutos são compartilhados para estimular a memória afetiva do ciclo junino. Os dois primeiros programas recordam a festa dos anos 90 com o resgate de músicas e costumes daquela fase. Já os dois programas restantes focam no contexto atual, o da reinvenção da festa diante do impedimento da realização de grandes eventos e, consequentemente, de aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O projeto Rádio Cordel faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social, Sheila Borges e Giovana Mesquita, que envolve, neste período de pandemia, 20 alunos. Todos trabalham de casa, desde que as aulas presenciais foram suspensas, em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto é desenvolvido desde 2018, com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA. Diante deste novo cenário, entre março e maio, a Cordel produziu edições especiais com reportagens e dicas relacionadas ao contexto da pandemia da Covid-19.

Todos os episódios do projeto estão no Spotify Rádio Cordel, no Instagram @radiocordel, no Facebook da Aveloz, agência experimental de comunicação, e no site da Rádio Cordel.  Ele também é veiculado em rádios públicas, educativas e comunitárias.

Data da última modificação: 04/06/2020, 11:04