Destaques do CAA Destaques do CAA

Doutorado em Educação Contemporânea no Campus do Agreste é aprovado pela Capes

O Programa, que foi pioneiro no interior do estado, no mestrado na área de Educação, recebeu, nesse mês de maio, a aprovação da sua proposta de curso de Doutorado.

Desde de 2011, o Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco vem funcionando em nível de mestrado acadêmico. No último dia 21 de maio, o PPGEduc aprovou seu Programa de Doutorado em Educação, perante a CAPES. Consolidando, mais uma vez, o pioneirismo de pós-graduação na área de educação, no interior do estado.

A implantação do doutorado é uma conquista significativa para região, para a UFPE e, em especial, para o CAA, integrando-se às ações desenvolvidas em favor da descentralização da produção de conhecimento. A aprovação do doutorado em Educação Contemporânea representa não apenas um marco para a história do campus do Agreste que agora terá o primeiro programa a nível doutoral, ela representa uma grande conquista para UFPE, para Caruaru e para toda região. Agora teremos um dos primeiros doutorados em educação do interior do Nordeste e ainda de todos os campi no processo de interiorização das IES. O doutorado, também, fortalece o processo de consolidação do projeto de interiorização da UFPE e, em particular, da pós-graduação stricto sensu, considerando a demanda existente no que se refere à formação em nível doutoral, na área da Educação. Além disso, a aprovação do doutorado contribui para a ampliação da formação de professores/as e pesquisadores/as na região, que atuam em diversos espaços educativos, bem como para o desenvolvimento de pesquisas sobre questões relevantes do campo educacional, em especial, aquelas que se relacionam aos dilemas e desafios das regiões Agreste e Sertão.

Para o diretor do Campus, professor Manoel Guedes, a conquista ressalta a força de pesquisa desse campus, a qualidade e a perseverança dos professores, técnicos e alunos do programa, e nos coloca como centro no Nordeste na formação de alto nível em educação. E isso, terá impacto significativo nos próximos anos, na qualidade dos professores na região.