Destaques do CAA Destaques do CAA

4ª Feira Nacional do Livro do Agreste acontece esta semana em Caruaru

A programação, que vai de 4 a 8 de setembro, incluirá palestras com autores de renome nacional, rodas de leituras, oficinas, workshops, capacitação para professores, lançamentos, além de atrações culturais.

4ª Feira Nacional do Livro do Agreste

De 4 a 8 de setembro acontecerá, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru, a 4ª edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste). Com o tema “Palavra: do impresso ao digital”, o evento contará com a participação de 50 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A programação incluirá palestras com autores de renome nacional, rodas de leituras, oficinas, workshops, capacitação para professores, lançamentos, além de atrações culturais.

Realizado pela Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, em parceria com o Governo de Pernambuco e apoio da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e da Prefeitura de Caruaru, este ano, a Fenagreste homenageia o advogado e político Fernando Lyra (in memoriam), um dos principais articuladores do processo de redemocratização do Brasil; e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, grande nome da cultura popular de Caruaru, sobretudo no teatro de mamulengos, que terão sua relevância destacada já na abertura oficial, na quarta (4), às 19h, pelos repentistas João Lídio, Luciano Leonel, o poeta Jeferson Moisés e o escritor Sidney Rocha.

O Campus do Agreste da UFPE participará da Feira levando uma programação recheada com lançamentos de livros, atividades educacionais, palestras, oficinas, apresentações culturais, entre outras ações. Além disso, haverá um estande permanente com exposições de imagens, de moda, publicações da Comunidade Acadêmica e de fotos do Campus do Agreste.

Toda as atividades são gratuitas, mas para algumas palestras e oficinas, que dão direito a certificado de participação e cujas vagas são limitadas, é necessário realizar inscrição on-line.

Confira a participação do Campus do Agreste na Fenagreste:

04 a 08/09

• Exposição: Sítios Arqueológicos do Agreste em Imagens – Prof. Sandro Salles

• Exposição de Looks – Curso de Design –  Prof.ª Andrea Camargo

• Exposição de Livros (Publicações da Comunidade Acadêmica)

• Exposição de Fotos do Campus do Agreste

Quarta-feira (4)

Auditório

16h – Palestra: “Letramento em Programação – Empoderando as novas gerações para produzir e não apenas consumir tecnologia” – Prof.ª Michele Lima

Café Literário

16h30 – Lançamento e Apresentação de Livros – Prof. Janssen Felipe (Instituto de Estudos da América Latina – IAL):

• “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo” (Janssen Felipe, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban)

• “Diálogos da Educação do Campo” (Iranete Lima, Janssen Felipe e Michele Guerreiro)

• “Africanidades, afrobrasilidades e processo (des)colonizador: contribuições à implementação da Lei 10.639/03” (Fátima Garcia, Antônio Novaes, Janssen Felipe)
  • “Educação, diversidades e culturas” (Cibele Rodrigues, Patrícia Simões, Luciana Marques, Ednaldo Torres, Janssen Felipe)

17h – Apresentação da Linha Editorial da “Revista Interritórios” – Prof. Janssen Felipe

17h30  – Lançamento do Livro “Conexões” (Vol. 2 – CEPE/UFPE) – Docentes: Diego Gouveia, Sheila Borges, Fátima Finizola, Izabela Domingues, Amanda Mansur, Fabiana Moraes, Eduardo César Maia e Amílcar Bezerra

Quinta-feira (5)

Palco Externo

9h – Atividades de Educação Ambiental –     Projeto AMA (Amigos do Meio Ambiente), Alunos do GAMA (Grupo de     Gestão Ambiental Avançada) e alunos de escolas municipais de Caruaru – Prof. Gilson Lima

Estande

14h – Roda de Conversa: “Narrativas de formação e experiência em diálogo com a vida, a comunidade e a universidade” – Docentes: Jaqueline Barbosa, Débora Karoline, Emília Lins e Fernando Azevedo – Poetisa: Regilda Simões

Sala de Oficinas

15h – Oficina Lúdica de Produção de Textos – (Para crianças letradas de 6 a 9 anos) – Educadores: Helder Caran e Larissa Vieira

Sexta-feira (6)

Estande

14h – Rádio Cordel e Minuto Agreste de TV – (Laboratório Aveloz) – Docentes: Diego Gouveia, Sheila Borges, Juliana Leitão, Giovana Mesquita, Iomana Rocha e Fabiana Moraes

Café Literário

17h – Lançamento de Livro e Roda de Conversa: “Feirantes: quem são e como administram seus negócios?” (3.ª Edição – Editora UFPE) – Prof. Márcio Sá

Sábado (7)

Auditório

10h – Palestra: “A ciência na literatura de ficção científica”     – Prof. João Eduardo Ramos
13h – Aulão/Oficina de Produção de Texto (Projeto     Galo da Redação) – Pedro Paulo
14h – Oficina de Rádio – Victória Melo e Daniel Santos
15h – Laboratório Radionovela – Gabriel Pedroza, Thiago Lira, Clarissa Assis, Luís Lopes e equipe
17h – Palestra: “Poesia para quem gosta” –     Prof.ª Silvana Medeiros
17h – Poesia de Cordel – Identidade Cultural Nordestina – Prof. José Urbano e Cordelistas

Café Literário

17h – Apresentação da Linha Editorial da “Revista Debates Insubmissos” – Prof.ª Allene Lage (OMSAL – Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina)
17h30 – Lançamento do Livro “LGBTfobia na Educação e a Atuação da  Gestão Escola” – Emérson Santos

Domingo (8)

Café Literário

16h – Apresentação Musical – (Música Popular – Voz e Violão) – Prof. Sandro Salles e Pérycles Macedo

Informações sobre a programação completa do evento estão disponíveis na fanpage da Fenagreste.

Data da última modificação: 05/09/2019, 10:00