Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Unidade de Saúde Campus do Agreste recebe emenda parlamentar para custeio de equipamentos

O valor de R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) será destinado a compra de mobiliários e equipamentos médico-hospitalares e de teleatendimento

Fachada do prédio que abrigará a Unidade de Saúde do CAA

Unidade de Saúde do Campus do Agreste atenderá população mais vulnerável

A Direção do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco, informa sobre a liberação de emenda parlamentar, no valor de R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), de autoria do deputado federal Wolney Queiroz, destinados ao custeio dos equipamentos e mobiliário da Unidade de Saúde do CAA. A Unidade faz parte do conjunto de obras do curso de Medicina, apoiado pelo Ministério da Educação (MEC), na gestão do então ministro Mendonça Filho. 

O vice-coordenador do Núcleo de Ciências da Vida (NCV), Vitor Caiaffo, responsável pela definição dos equipamentos a serem adquiridos, explica que “com o valor recebido será possível fazer a aquisição de mobiliários, como macas, armários, cadeiras, poltronas reclináveis, macas obstétricas, e equipamentos médico-hospitalares permanentes, como esfigmomanômetros, estetoscópios, monitor de sinais vitais, reanimadores manuais, dermatoscopia com Photo Finder, microscopia com reflectância confocal, entre outros equipamentos de teleatendimento e de refrigeração da unidade”.

Inaugurada em 2019, a Unidade de Saúde do CAA conta com nove consultórios médicos e um odontológico, salas de vacina, curativo, observação, coleta, inalação, expurgo, esterilização, atividades coletivas, além de espaços destinados à administração, almoxarifado, banheiros e copa. De acordo com o diretor do CAA, Manoel Guedes, "a aquisição de mobiliários e equipamentos médicos e tecnológicos era a última etapa para colocar a unidade em funcionamento”. O diretor afirma também que “Diante do cenário de cortes de recursos do Ministério da Educação (MEC), essa ação só poderia ser concretizada através de uma emenda parlamentar, como a destinada pelo deputado Wolney Queiroz. Dessa forma, com a execução de compras em 2021, existe a previsão de colocar a unidade de saúde em funcionamento já em 2022”.  

Para a coordenadora do curso de Medicina, Carolina Paz, “o espaço permitirá o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de professores, alunos e técnicos do Campus e até de outras instituições de ensino superior de Caruaru, como a ASCES-UNITA.”. A coordenadora acrescenta ainda que o planejamento é de que o espaço seja um centro de teleatendimento, “através da utilização de tecnologia da informação, a unidade se conecte com diversos municípios da região, com a finalidade de ofertar serviços de saúde qualificados.”. 

Sobre os serviços que serão ofertados pela Unidade de Saúde do CAA, a enfermeira Karoline Cardoso da Silva, gestora da US, esclarece que “primariamente, os serviços serão voltados à população mais vulnerável da região, com o propósito de prestar assistência à saúde de forma multidisciplinar por meio de médico, enfermeiro, odontólogo, fisioterapeuta, dentre outros profissionais. Serão ofertadas consultas básicas e especializadas, de baixa e média complexidade. Ademais, a Unidade atuará na linha materno-infantil e de doenças negligenciadas (leishmaniose, doença de chagas, hanseníase, tuberculose e esquistossomose).”.

 

“A Unidade de Saúde é mais uma etapa importante de estruturação do Centro Acadêmico do Agreste, não apenas pela possibilidade de realizar a integração entre ensino e serviço dos alunos de Medicina dentro do Campus ou a realização de pesquisas e formações de forma interdisciplinar, mas, principalmente, por ter o intuito de ofertar um atendimento de saúde de referência à comunidade acadêmica, à comunidade de Caruaru e da Zona Rural, fazendo com que o Campus do Agreste fortaleça ainda mais o seu compromisso social e formação de excelência”, finaliza Manoel Guedes.

Data da última modificação: 28/05/2021, 10:56