Destaques do CAA Destaques do CAA

UFPE recepciona embaixador e consulesa de Cuba

A visita do embaixador e da consulesa configurou-se com uma oportunidade de firmar parcerias e discutir sobre o Programa Mais Médicos em Pernambuco

A bandeira de Cuba hasteada ao lado da bandeira do Brasil

Encontro com Embaixador de Cuba no Brasil e consulesa de Cuba em Salvador oportuniza parcerias entre UFPE e universidades cubanas

No último 20 de maio, o Campus do Agreste da UFPE recebeu o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gómes Gonzáles e a consulesa de Cuba em Salvador, Laura Ivet Pujol. A visita configurou-se com uma oportunidade de firmar parcerias e discutir sobre o Programa Mais Médicos em Pernambuco. Estiveram presentes autoridades do estado, representantes da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS e do Conselho de Medicina Municipal, professores da Universidade de Pernambuco, médicos cubanos do Programa Mais Médicos e os professores Rodrigo Cariri e Marcos Pedrosa do curso de Medicina da UFPE.

O evento foi divido em dois momentos. O primeiro, uma reunião fechada com as autoridades, no auditório Luiz Gonzaga, na qual foi apresentada pela Universidade Federal de Pernambuco a proposta de criação de um convênio entre a UFPE e universidades cubanas, a fim de fortalecer a relação na formação, permitir o intercâmbio de conhecimento e abrir a possibilidade de participação dos médicos cubanos na formação no Brasil. A proposta teve apoio do embaixador e da consulesa e deverá ser encaminhada ainda este semestre.

No segundo momento, na quadra poliesportiva do CAA, ocorreu uma reunião com a participação de 270 médicos do programa Mais Médicos de Pernambuco. Compuseram a mesa, além de Rolando Gonzáles e Laura Pujol, a vice-reitora da UFPE, Florisbela Campus, o diretor do Campus do Agreste, Manoel Guedes, e representantes da OPAS.

Para Manoel Guedes, a realização do evento em Pernambuco e no CAA é um reconhecimento internacional do trabalho realizado pelo estado e da ativa participação social da Universidade no Programa. O professor entende que o encontro fortaleceu as relações da Universidade Federal de Pernambuca com Cuba, e abrirá, em um futuro próximo, possibilidades de maior participação dos médicos cubanos no processo de formação e na troca de conhecimento em intercâmbios.

Data da última modificação: 04/06/2018, 15:29