Destaques do CAA Destaques do CAA

Série “Que Lapa de Jornalista!” recebe a repórter Bianka Carvalho

Transmissão será na quarta-feira (17) no perfil do Observatório da Vida Agreste no Instagram

O Observatório da Vida Agreste (OVA), formado por docentes e estudantes do curso de Comunicação Social da UFPE, do Campus Agreste, realizará na próxima quarta-feira (17), às 17h, a segunda live da série “Que Lapa de Jornalista!”, que traz profissionais com larga experiência para falarem sobre mercado, reportagem e carreira, além dos desafios da profissão. A jornalista pernambucana Bianka Carvalho, repórter da TV Globo, é a convidada especial da vez.

Bianka Carvalho atua desde 2000 na emissora fazendo reportagens para telejornais locais e nacionais. Além de trabalhar na TV, a repórter acumula outras experiências no rádio, jornal impresso e assessoria de imprensa e tem os Direitos Humanos como principal área de interesse no jornalismo.

Bianka é finalista da 15ª Edição do Troféu Mulher Imprensa, na categoria “Repórter de Telejornal” e já recebeu outros como o Prêmio Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (2006); dois prêmios Cristina Tavares de Jornalismo, em 1999, na categoria de radiojornalismo (com o programa Jovem Legal da Rádio Cultura de Palmares), e em 2020, na categoria telejornalismo (com o trabalho “O Recomeço dos Venezuelanos”). Também teve sua carreira reconhecida com o Prêmio Nacional da Rede Globo, na categoria Reportagem Comunitária (2006); o título de Jornalista Amigo da Criança (2007), concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi); o Prêmio Abraciclo de Jornalismo (2007); e o Troféu Dom da Paz e Herbert de Souza de Cidadania (2011).

A série “Que Lapa de Jornalista!” é pensada para estudantes de Comunicação e pessoas interessadas na temática. O OVA já conversou com a jornalista Daniela Arbex em outubro e realizará o último em dezembro. Acompanhe a programação pelas redes sociais do OVA (@ovaufpe). A mediação será feita por Fabiana Moraes, professora da UFPE, coordenadora do OVA e colunista no The Intercept Brasil.

Instagram @ovaufpe

Professora Fabiana Moraes