Destaques do CAA Destaques do CAA

Relatos de experiências transformadoras marcam dez anos do CAA

Por Ascom UFPE

Relatos de experiências transformadoras marcam dez anos do CAA

“O campus do Agreste e o projeto de interiorização das universidades representam uma transformação social”. A afirmação foi do reitor Anísio Brasileiro durante o discurso de abertura das comemorações dos 10 anos da criação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), realizada na tarde de ontem (4), no Campus Caruaru da UFPE.

Reitor destacou transformação social proporcionada pelo CAA

O reitor também destacou o sentimento de satisfação e de dever cumprido. “A missão da UFPE é servir ao público e oferecer formação de excelência e qualidade e hoje, dez anos depois, podemos comemorar um exemplo muito bem-sucedido com estudantes vindos de várias cidades, professores com doutorado e intensa atividade de cooperação com a comunidade do entorno de Caruaru que visa fortalecer o tecido social no interior do Estado”, afirmou.

A Banda de Música José Vieira de Souza, do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Belo Jardim, regida pelos professores Marinaldo Lourenço e Alciram Roque, participou da solenidade, que contou com a presença da comunidade acadêmica.

Em seu discurso, o diretor do CAA, Manoel Guedes Alcoforado, destacou que, com a criação do centro acadêmico, a população passou a ter acesso ao ensino gratuito e de qualidade com a possibilidade de realização de um curso superior sem se deslocar para a capital. Para ele, os programas sociais criados pelo Governo Federal permitem não só o acesso, mas a manutenção desses alunos na universidade até a conclusão do curso. “A implantação do campus do Agreste representa conquista e transformação. Os estudantes que tiveram acesso ao campus desde as primeiras turmas são os que estão realizando a transformação. Já temos alunos que são tutores e professores no campus. Esse campus vai ser tocado pelos alunos”, conclui.

O Centro Acadêmico do Agreste foi criado pela resolução 3/2005 – fundamentada no Projeto de Interiorização da UFPE, de 18 de julho de 2005 – durante o reitorado do professor Amaro Henrique Pessoa Lins sob a presidência de Luis Inácio Lula da Silva. “Ver o campus do Agreste hoje é algo inacreditável”, afirmou o professor. Emocionado, ele disse que o CAA deu resultados muito acima dos esperados no início. “Acredito que foi um modelo que deu certo. Nós só temos a agradecer a todos que participaram do projeto, parabenizar os novos servidores e alunos pelo belo trabalho que estão fazendo”, frisou.

Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru com cinco graduações nas áreas de Administração, Economia, Engenharia Civil, Pedagogia e Design. O professor José Mariano de Sá Aragão, seu primeiro diretor, acredita que o CAA atingiu os objetivos traçados na implantação. “A consolidação do centro mostra que a UFPE estava certa em vir para Caruaru. É um centro em crescimento e esses dez anos mostram que o novo grupo formado pode conduzir as ações que vão definir o futuro do campus do Agreste”, disse Mariano.

Durante o evento, servidores técnico-administrativos, professores, estudantes e pessoas que contribuíram para a implantação do CAA foram agraciadas com certificados e placas comemorativas do aniversário. Representantes de cada segmento fizeram relatos emocionados de vida e de experiências, enaltecendo a importância e o papel transformador da construção de um campus universitário nas cidades do interior do Estado.

Primeiro diretor do CAA, o professor Mariano Aragão foi homenageado

A festa solene contou ainda com apresentação de cordel do professor José Urbano e apresentação musical do Flávio Diniz, autor do discurso que representou os docentes de Caruaru.

MESA – A mesa, presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, foi composta pela vice-reitora Florisbela Campos; os diretores do CAA, Manoel Guedes e Ana Paula Freitas; a pró-reitora de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque, representando os pró-reitores; os professores Amaro Lins e Mariano Aragão; o professor Gilberto Cunha de Sousa Filho, presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe); o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes; Marileide Rosa de Oliveira, representando a Associação Caruaruense de Ensino Superior; Evson Patrício, representante dos discentes; Caio Cintra, representando seu pai, Djalma Cintra, doador do terreno onde foi construído o CAA; e o bispo Bernardino Marchió.

CAMPUS – O Campus Caruaru foi inaugurado em março de 2006. Atualmente, possui 11 cursos de graduação regulares, além do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com mais de 320 índios formados no campus. Mais de 1,2 mil alunos foram formados, vindos de mais de 125 municípios do estado. Juntas, as graduações totalizam aproximadamente 5 mil alunos. Há também seis programas de pós-graduação stricto sensu instalados, contabilizando cerca de 200 estudantes.

» Confira a galeria de imagens do evento, clicadas pelo fotógrafo Passarinho

Data da última modificação: 21/08/2017, 11:35