Destaques do CAA Destaques do CAA

Rádio Cordel inicia quarta temporada

A nova temporada traz nove programas que abordarão o tema "A memória da quarentena"

A memória da quarentena é o tema central da quarta temporada da Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste, que começa na segunda quinzena de outubro. Nessa nova série, os moradores da região Agreste de Pernambuco serão convidados a responder a seguinte pergunta: "No futuro, o que você vai contar sobre a sua experiência na quarentena?".

A partir das respostas, a equipe da Cordel produzirá nove programas, com duração entre 5 e 10 minutos, que trarão os registros históricos dos depoimentos desses cidadãos comuns, que, normalmente, não encontram espaço para compartilhar as suas experiências na chamada mídia comercial. A proposta é revelar os sentimentos, as vivências, as sensações e as possíveis mudanças que a quarentena prolongada provocou no cotidiano das cidades do Agreste. Os programas serão veiculados até o mês de dezembro, sempre às sextas-feiras.

A Rádio Cordel está produzindo programas especiais sobre a pandemia da Covid-19 desde março. Na primeira temporada, criou 24 programas narrando como professores, alunos, técnicos e moradores do Agreste estavam sendo impactados pela pandemia em suas ações diárias no trabalho, em casa e nas comunidades. Na segunda temporada, elaborou 11 programas para revelar a repercussão da doença na principal festa de Caruaru: o São João, contando a história e as adaptações que as pessoas fizeram para não deixar de comemorar os festejos juninos, registrando também os efeitos da não realização das festas de rua para a economia e a cultura da Região.

Na terceira temporada, as edições especiais da Cordel foram direcionadas para a temática da saúde mental, abordada por meio da arte. Foram criados 11 programas com entrevistas, reportagens e dicas com o objetivo de ajudar os ouvintes a enfrentarem esta fase difícil de distanciamento físico e novos hábitos de convivência. Eles trouxeram as experiências coletiva e individual das pessoas por meio da fotografia, do cinema, da literatura, da música, da televisão, dos jogos, do desenho, da moda e artesanato, das artes plásticas, do teatro e da dança.

Os programas podem ser sintonizados pelas plataformas de áudios Spotify, Radio Públic, Pocket Casts, Overcast, Google Podcasts, Breaker e Anchor. É possível ter acesso ao conteúdo também pelo Instagram e site do projeto, bem como Facebook da Aveloz, agência experimental de comunicação. Os episódios também foram veiculados nas Rádios Universitária 99.9 FM e Paulo Freire, assim como as rádios Frei Caneca, do Recife; Lider FM, em Toritama; e da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. Também teve o conteúdo disponibilizado para rádios comunitárias de todo o País.

A Rádio Cordel é um projeto de extensão que elabora produtos para o rádio tradicional e podcasts. Faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social, Sheila Borges e Giovana Mesquita, envolvendo 24 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto começou em 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA.

Data da última modificação: 02/10/2020, 13:08