Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Projeto Radionovela lança adaptação de romance de José de Alencar

O Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio adapta obras de autores nordestinos para o antigo formato das radionovelas, veiculando-as tanto em seu meio tradicional, o rádio, quanto em plataformas online

Estudantes dos cursos de Comunicação Social e Design, do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, lançaram em julho a radionovela “Senhora”. Inspirada na obra de José de Alencar, a produção é a segunda adaptação feita pelo projeto de extensão “Radionovela: Literatura nas ondas do rádio”.

Publicado pela primeira vez em 1875, o romance urbano “Senhora”, de José de Alencar, retrata o casamento por interesse, numa sociedade de aparências do século XIX. O livro apresenta diversas facetas dos personagens, de amáveis e meigos, até amargurados e frios, imersos num enredo repleto de reviravoltas, que agora ganham vida nas vozes dos radioatores e radioatrizes do Literatura nas Ondas do Rádio.  

Coordenada pelas professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges, a ação extensionista adapta obras de autores nordestinos, comumente exigidas em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, para o antigo formato das radionovelas, veiculando-as tanto em seu meio tradicional, o rádio, quanto em plataformas online. 

Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio: Spotify, Google Podcast, Deezer, RadioPublic, Anchor, Breaker, e também no perfil do projeto no Instagram (@radio.novela).

Mais informações
Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio
Instagram

Data da última modificação: 17/07/2020, 18:03