Destaques do CAA Destaques do CAA

Projeto Alumiar leva sessões acessíveis de cinema para quatro cidades pernambucanas

Em Caruaru, as sessões com recursos de acessibilidade comunicacional como audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e legenda acontecerão amanhã (5) e sexta-feira (6), no Armazém da Criatividade

Ao longo das duas primeiras semanas de dezembro, as pessoas com deficiência de Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde receberão uma programação de filmes com acessibilidade comunicacional realizada pelo Projeto Alumiar do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação.

Os filmes listados na programação foram “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, “Colegas”, de Marcelo Galvão, e “Menino Maluquinho”, de Helvécio Ratton. Todos com recursos de acessibilidade comunicacional como audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e legenda. Além das exibições, também será ofertada uma masterclass sobre acessibilidade audiovisual. Todas as atividades serão gratuitas.

A ideia da itinerância do Alumiar na Estrada é ampliar o alcance de público e dar a oportunidade para mais pessoas com deficiências sensoriais de outras mesorregiões do Estado de Pernambuco assistirem filmes com acessibilidade comunicacional. A ação é desenvolvida em parceria com as secretarias de educação de cada cidade, visto que o projeto também visa a participação dos alunos com ou sem deficiência matriculados nas escolas públicas pernambucanas.

A primeira sessão aconteceu ontem (3), na Escola Dom Ricardo Vilela, em Nazaré da Mata, com o filme O Auto da Compadecida. Em Caruaru, as sessões acontecerão no  Armazém da Criatividade, amanhã (5), às 14h, com a exibição do filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, e sexta-feira (6), quando acontecerá a Masterclass: Acessibilidade Audiovisual, às 9h, e a exibição do filme O Auto da Compadecida, às 14h.

Para Ana Farache, coordenadora do projeto e do Cinema da Fundação, essa articulação só reforça a missão da Fundação Joaquim Nabuco como uma instituição ligada ao Ministério da Educação. “É super importante ter a presença das escolas e dos alunos com deficiência nos projetos de cinema acessível, faz parte do nosso compromisso como órgão educacional. Essa articulação nos permitirá levar esse conteúdo à diante, fazendo com que ele chegue em novos públicos. Assim pessoas com deficiência poderão ter acesso ao nosso cinema, à nossa cultura”, comenta Farache.

Sobre o projeto - O Projeto Alumiar do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco realizou a acessibilidade comunicacional para 21 filmes brasileiros (Audiodescrição, Janela de Libras e Legenda para Surdos e Ensurdecidos), e exibiu, quinzenalmente e gratuitamente, nas salas de Cinema da Fundação do Derby e de Casa Forte. As sessões contabilizaram quase 3.000 espectadores, com a presença de 32 instituições, entre escolas e associações de pessoas com deficiência sensorial (com deficiência visual e/ou deficiência auditiva) do Recife e outras cidades da Região Metropolitana como Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda e Paulista. Além das sessões, o Projeto Alumiar também promoveu atividades formativas, com a realização de três encontros de cinema e acessibilidade.

cinemadafundacao.com.br/alumiar

Programação: