Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Programa Rizoma oferece curso sobre plataforma Google for Education para servidores do Campus do Agreste

Prazo para inscrição vai até as 17h de 5 de outubro de 2020

O programa de formação continuada "Rizoma: o Campus em rede", do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, abriu inscrições para o curso “Rizoma Módulo 1 - Suite Google for Education”. Destinado a docentes e técnicos do CAA, o curso é gratuito e foi desenvolvido para aqueles que ainda não dominam as ferramentas da Suíte Google for Education e precisam desenvolver habilidades e competências digitais para atuar em ambiente virtual e conectado.

O módulo possibilitará aos participantes integrar as tecnologias digitais de forma mais eficiente, com o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, carregamento de arquivos em nuvem, utilização de sala de aula virtual e avaliações online. Nele serão trabalhadas as principais funções das seguintes ferramentas: Google Chrome (navegador do Google); Google Meet; Gmail (gerenciador de e-mails); Google Agenda; Google Drive (nuvem do Google); Documentos Google (editor de texto); Planilhas Google (editor de planilha); Apresentações Google (editor de slides); Desenhos Google (editor de imagens); Formulários Google (coleta de dados e provas virtuais); Google Classroom (sala de aula virtual).

Ministrado pelo professor Flávio Eduardo Gomes Diniz, também coordenador do Projeto Rizoma, o curso tem carga horária de 30 horas e está estruturado em quatro semanas de aula, no período de 13 de outubro até 13 de novembro de 2020, com atividades síncronas e assíncronas, em dias alternados. Cada uma das unidades didáticas contempla um tutorial em vídeo, explicando o funcionamento básico da ferramenta, e uma atividade dirigida, que deverá ser desenvolvida dentro do prazo estabelecido. 

Para essa turma são oferecidas 40 (quarenta) vagas. Servidores interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição até as 17h da segunda-feira (5). Para inscrição e participação nas atividades é necessário utilizar o e-mail institucional da UFPE. 

O primeiro encontro síncrono acontecerá em 13 de outubro, às 14h. Além deste, serão realizados mais 4 encontros on-line e síncronos, com 2 horas de duração cada, em salas virtuais do Google Meet.

O programa de formação continuada "Rizoma: o Campus em rede", foi elaborado para servir como plataforma para um processo formativo que auxilie a comunidade acadêmica do Campus do Agreste da UFPE na integração e utilização de novas ferramentas e metodologias de ensino em ambientes virtuais. A proposta é favorecer novas práticas de ensino e uma maior integração com a sociedade, por meio de ações extensionistas, além de fortalecer o programa de Internacionalização da instituição e proporcionar uma maior conexão do Campus em rede.

Mais informações
Prof. Flávio Eduardo Gomes Diniz
flavio.diniz@ufpe.br

 
Data da última modificação: 30/09/2020, 11:54