Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Produções de estudantes da UFPE são premiadas no Festival Curta Taquary

“Acalanto”, dirigido por Evandro Lunardo, estudante de Comunicação Social do CAA, e "Pega-se Facção", dirigido por Thaís Braga e produzido por Camila Barbosa, estudantes de Design do CAA, foram premiados nas mostras Criancine e Universitária, respectivamente

A 13ª edição do festival internacional de curtas metragens “Curta Taquary” foi realizada entre os dias 22 a 25 de abril, de forma virtual, diante da pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social. O evento, que já contabilizou a exibição de mais de 1600 filmes para um público superior a 70 mil pessoas, premiou nesta edição duas produções dirigidas por estudantes do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 

O filme de animação “Acalanto”, dirigido por Evandro Lunardo, estudante de Comunicação Social do CAA, e animado pelo designer e artista visual Bako Machado, foi premiado na categoria Melhor Edição, na Mostra Criancine. A canção “Acalanto”, de autoria do músico e compositor Jadilson Lourenço, faz parte dos momentos finais do espetáculo teatral “Auto das 7 Luas de Barro”, do dramaturgo Vital Santos e inspirou a parceria entre diretor e do designer, para criar uma animação de composição regionalista e lúdica. 

Na criação do filme foram utilizadas técnicas artesanais, como o teatro de sombras chinês, fazendo alusão aos trabalhos manuais do Mestre Vitalino de Caruaru, protagonista da história. Com esse registro o filme dá continuidade às homenagens ao “Auto” e aos 110 anos do nascimento de Vitalino.

Já o filme documental "Pega-se Facção", dirigido por Thaís Braga e produzido por Camila Barbosa, ambas concluintes da graduação em Design do CAA, concorreu na Mostra Universitária e recebeu o prêmio de Melhor Edição de Fotografia, para a diretora de fotografia Sylara Silvério. O documentário aborda a costura terceirizada como meio de sustento na zona rural do município de Caruaru, devido às dificuldades encontradas em um núcleo de agricultura familiar. 

Orientado pela professora Amanda Mansur, do Núcleo de Design e Comunicação do CAA, e com apoio do Laboratório de Análise da Imagem e do Som do Agreste (LAISA), o filme integrou a parte projetual do trabalho de conclusão de curso da diretora e da produtora.

O documentário foi produzido com recursos da décima edição do  prêmio Naíde Teodósio,  criado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), em parceira da Fundação Joaquim Nabuco.

Data da última modificação: 28/04/2020, 19:13