Destaques do CAA Destaques do CAA

Livro sobre trajetórias de empresários do Polo de Confecções de Pernambuco será lançado no CAA

O lançamento é aberto ao público e terá início às 19 h da quarta-feira (27), no auditório Mestre Vitalino.

Na quarta-feira (27), acontecerá, no Campus do Agreste, o lançamento do livro “Da condição de Trabalhador à condição de Empresário: Estratégias de sobrevivência em um contexto de subdesenvolvimento”, da professora Cláudia Freire. O evento é aberto ao público e terá início às 19h, no auditório Mestre Vitalino.

O livro é resultado de uma pesquisa de campo qualitativa, realizada com 11 empresários formalizados, no período de dezembro de 2014 a novembro de 2015, cujo objetivo era analisar trajetórias de empresários do Polo de Confecções de Pernambuco, para apreender a formação e reprodução de configurações locais de produção e de trabalho. A partir da análise das trajetórias, foi produzida uma interpretação subdividida em três momentos: o primeiro, apresenta os elementos e valores estruturais que alicerçaram a produção de confecções no Polo; o segundo, corresponde às estratégias para se passar da condição de trabalhador à condição de empresário e a terceira, corresponde à caracterização da organização atual do trabalho nas fábricas e os dilemas dos empresários.

Cláudia Freire é doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Campina Grande (2016). Docente da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, no curso de Administração. Participa do grupo de pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (TDEPP) ligado a UFCG e do Grupo de Estudos e Intervenções sobre o Agreste (GEIA), ligado a UFPE. Atua nas áreas Sociologia das Organizações, Sociologia do Trabalho, Informalidade, Empreendedorismo e Subdesenvolvimento.

Data da última modificação: 25/03/2019, 10:52