Destaques do CAA Destaques do CAA

Estudantes do curso de Design participam de ação de ensino voltada ao mercado de utilitários em Caruaru - PE

Estudantes da disciplina Qualidade em Design, do curso de Design da UFPE - Centro Acadêmico do Agreste, sob coordenação da professora Germannya D’Garcia Araújo Silva (NDC/CAA) e monitoria da aluna Thais Gonçalves da Silva, participaram de uma ação de ensino de Design realizada em parceria com a empresa da Ferreira Costa Ltda. no semestre 2021.2. As atividades da disciplina ocorreram de forma remota, com visitas técnicas pontuais para análise de produtos in loco na cidade de Caruaru.

Na proposta da ação, a partir  do briefing dos produtos que demandam análise técnica de design elaborado pelo setor de trade da empresa, os alunos iniciaram suas atividades de investigação, com acesso autorizado às instalações da loja, para registro fotográfico dos produtos e análise do ponto de venda. Durante o processo, alguns profissionais que atuam na área de qualidade no mercado nacional foram convidados para apresentar seus cases de sucesso e, os resultados parciais de cada etapa dessa trajetória eram sistematicamente apresentados pelas equipes e avaliados pela professora responsável, através de webinários e relatórios técnicos de atividades.

Por fim, o resultado da disciplina foi apresentado em sessão de trabalho ao time de Importação e de Design, além do Diretor de Importação da empresa. Ao final da sessão, o grupo foi convidado para uma visita guiada às instalações da loja Ferreira Costa em Caruaru, incluindo setor de logística e e-commerce.

A disciplina Qualidade em Design tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos sobre qualidade a partir das expectativas da empresa-cliente e do mercado-usuário; discutir os indicadores de qualidade sob o ponto de vista do usuário e exercitar ferramentas de aferição da qualidade percebida técnica e afetiva.

“A cooperação entre Empresa e Universidade deve ser entendida como uma saída estratégica, para as empresas, no sentido de consolidar um posicionamento competitivo no mercado, e para as Universidades, como um laboratório para a experimentação de ideias e conceitos. Destacando, a importância para a formação do aluno com vistas ao mercado profissional.” explica a professora Germannya D’Garcia.

Data da última modificação: 27/05/2022, 10:35