Destaques do CAA Destaques do CAA

Centro Acadêmico do Agreste aprova seu primeiro Regimento Interno

A aprovação no âmbito da UFPE ocorreu no último dia 05 durante reunião do CONSAD

No dia 05 deste mês, durante a reunião presencial do Conselho de Administração (CONSAD) da UFPE, foi aprovado o primeiro regimento interno do Centro Acadêmico do Agreste. Estavam presentes, representando o Campus do Agreste, os professores Manoel Guedes e Gilson Lima, respectivamente diretor e vice-diretor do CAA. A resolução Nº 02/2022 que aprova o regimento foi publicada, ontem (18), no Boletim Oficial da UFPE nº 68/2022.

A construção do regimento do Centro Acadêmico do Agreste teve início no dia 17 de maio de 2019, com a primeira reunião da comissão interna instituída pelo conselho do centro através da Portaria Interna nº 007 de 26 de março de 2018. A referida comissão é formada pelos seguintes membros: Manoel Guedes (presidente da comissão); Lúcia de Fátima Andrade, Coordenadora Administrativa; Francisco Luiz de Sá Araújo, Coordenador de Infraestrutura, Finanças e Compras; Gilson Lima da Silva, Coordenador Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa; Luiz Sebastião dos Santos Júnior, Coordenador Setorial de Extensão e Cultura; Everaldo Fernandes Silva, Coordenadora Setorial de Ensino; Odete Patrícia Peixoto da Costa, Coordenadora de Assuntos Estudantis; Gustavo Camelo Neto (titular) e Augusto César Lima Moreira (suplente), representantes do NICEN; Edgar Thomas Martins (titular) e Daniela Nery Bracchi (suplente), representantes do NDC; Mário Rodrigues dos Anjos Neto (titular) e Antônio César Cardim Britto (suplente), representantes do NG; Nélio Vieira de Melo (titular) e Jane Maria Gonçalves Laranjeira (suplente), representantes do NFD; Gustavo Alves Nascimento (titular) e Amanda Soares de Vasconcelos (suplente), representantes do NCV; Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente (titular) e Osmar Veras Araújo (suplente), representantes do NT; Samuel Kissemberg da Macena Ribeiro, representante técnico-administrativo; Isac Fernandes Vicente Chagas (titular) e Vitor de Souza Ferreira (suplente).

A metodologia de construção contou com uma versão preliminar e a passagem dessa versão para contribuições nas seguintes instâncias do CAA: Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, Câmara de Graduação, Câmara de Extensão, Colegiado dos Técnicos e Fórum dos Discentes. As contribuições foram sistematizadas pela equipe administrativa e comissão de regimento e encaminhadas para consulta pública no CAA, no período de 23 de setembro à 06 de outubro e posteriormente a nova versão com essas contribuições passou por uma sequência de reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho até a primeira versão final aprovada no Campus, em 10 de março de 2020, e encaminhada ao CONSAD.

Inicialmente, o documento desenvolvido e aprovado internamente continha o regimento do Campus do Agreste e Centro Acadêmico do Agreste de forma integrada em um único documento.Posteriormente, o documento foi desmembrado, por deliberação do CONSAD, nos documentos: 1. regimento do Centro Acadêmico do Agreste, encaminhado e aprovado pelo CONSAD no último dia 05 e 2. o Documento do Regimento do Campus do Agreste, encaminhado ao CONSUNI desde junho de 2021 (aguardando inserção na pauta de aprovação).

A Coordenadora Administrativa do CAA, Lucia Andrade, ressaltou a complexidade do instrumento normativo que precisou ser amplamente discutido pela comunidade acadêmica e deliberado nas instâncias colegiadas decisórias de forma que pudesse ser legitimado por todos. “A aprovação final do Regimento Interno do CAA é a culminância de um processo de estruturação organizacional com vistas a garantir um bom funcionamento da unidade de forma responsável e democrática.”, enfatiza a coordenadora.

Para o professor Gilson Lima, a aprovação do Regimento Interno do CAA é uma conquista de várias mãos que dedicaram muito tempo para sua elaboração. “Foi uma construção coletiva que coloca o nosso Centro em outro patamar, abrindo uma grande perspectiva de crescimento, para novos projetos e novos cursos, fato que nos fortalece ainda mais como um campus pujante da UFPE no interior. Vida longa ao CAA! Parabéns a toda comunidade acadêmica!”, vibra o vice-diretor.

Para o professor Manoel Guedes a aprovação fecha mais um importante ciclo e marca mais uma etapa de avanços administrativos. “Ele oferecerá ao centro e as suas unidades as bases necessárias para as regulamentações internas inferiores como as dos núcleos, colegiados, órgãos complementares e setores administrativos.Foi um momento de aprendizado, de muito trabalho e deve ser também um momento de agradecimento: às comissões internas, à equipe de gestão, em especial, à coordenação administrativa do CAA e à comissão superior de avaliação de regimentos. Parabéns e viva o CAA!”, comemora o diretor.

Data da última modificação: 25/04/2022, 14:22