- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Notícias CAA/
- Campus do Agreste inicia convênio com Instituto Ayrton Senna e Secretaria de Educação de Caruaru
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
- Sobre o CAA
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)
- Núcleo de Design e Comunicação (CAA)
- Núcleo de Formação Docente
- Núcleo de Gestão (CAA)
- Núcleo de Tecnologia (CAA)
- Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (CAA)
- Eventos CAA
- Notícias CAA
- Bibliotecas
- Ouvidoria
- Acessibilidade
- Coordenações Gestoras
- Contatos - CAA
- NTI Agreste - Núcleo de Tecnologia da Informação (CAA)
- Documentos
- Secretaria Geral de Cursos (CAA)
- Restaurante CAA
- Comissão de Inovação CAA - Inova
- Expo UFPE 2024
Destaques do CAA Destaques do CAA
Campus do Agreste inicia convênio com Instituto Ayrton Senna e Secretaria de Educação de Caruaru
O Letramento em Programação é um projeto do Instituto Ayrton Senna que tem como objetivo possibilitar que estudantes de escolas públicas do ensino fundamental sejam capazes de se expressar usando a linguagem computacional
Representantes do Campus do Agreste/UFPE, do Instituto Ayrton Senna e da Secretaria de Educação em Caruaru inciam as atividades do projeto Letramento em Programação
Cleber Bunzen
Representantes do Campus do Agreste/UFPE, do Instituto Ayrton Senna e da Secretaria de Educação em Caruaru inciam as atividades do projeto Letramento em Programação
Em 19 de março, no Armazém da Criatividade, tiveram início as atividades do convênio realizado entre o Campus do Agreste da UFPE, a Secretaria de Educação de Caruaru e o Instituto Ayrton Senna, para implantar o projeto de Letramento em Programação nas escolas municipais.
Inicialmente, serão atendidas crianças que cursam do quarto ao sexto ano do ensino fundamental, matriculadas nas 5 escolas municipais de tempo integral. O Letramento em Programação é um projeto do Instituto Ayrton Senna que tem como objetivo possibilitar que estudantes de escolas públicas do ensino fundamental sejam capazes de se expressar usando a linguagem computacional.
Desde sua criação, em 2015, a ação já alcançou mais de 1200 estudantes, em 11 municípios da região Sul e Sudeste. Em 2018, a proposta é atender mais 7 municípios, dentre eles Caruaru, que foi escolhida para expansão do projeto no Nordeste. Nesse sentido, a presença da UFPE na cidade foi determinante para a escolha.
Para a professora Michele Lima (Núcleo de Tecnologia do CAA), coordenadora do convênio pela UFPE, "o projeto, por meio da formação de educadores, amplia a inserção dos alunos no universo digital utilizando ferramentas gratuitas de programação computacional. Além da prática da programação, os alunos e educadores desenvolvem, de maneira integrada, competências cognitivas e socioemocionais fundamentais para a vida no século 21, como: criatividade, resolução de problemas, colaboração e persistência, aumentando o engajamento dos alunos com a sua educação, contribuindo para a sua aprendizagem em todas as áreas."
O professor Manoel Guedes, diretor do CAA, ressalta a importância do convênio para fortalecer o compromisso do Campus do Agreste da UFPE com o desenvolvimento regional e a cooperação com as gestões públicas municipais. Afirma ainda que a parceria "contribui para melhorar os indicadores da educação básica, a qualificação dos futuros alunos universitários e principalmente, a formação de adolescentes mais preparados para os novos desafios do mercado profissional e para assumirem o protagonismo na geração de conhecimento no mundo global."